5ª RuralturES reúne mais de 27 mil visitantes e divulga próxima edição

Feira de turismo rural consolida Venda Nova do Imigrante (ES) como vitrine do agroturismo capixaba, com quatro dias de negócios, cultura e experiências

Fotos: AssCom RuralTurES

O Distrito Turístico de Pindobas, em Venda Nova do Imigrante (ES), se despediu ontem (17) da 5ª edição da Feira de Turismo Rural do Espírito Santo (RuralturES), que se consolidou como a maior feira de turismo rural e de experiência do estado. Em quatro dias intensos de programação, o evento recebeu mais de 27 mil visitantes, vindos de diversas partes do estado e também de fora dele, que puderam conhecer e vivenciar os sabores, a cultura e as inovações do campo capixaba. O saldo positivo também pode ser medido pela movimentação financeira estimada em R$ 4,5 milhões com as vendas nos estandes, das experiências e da Praça da Alimentação.

Para o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, a edição de 2025 marcou um novo patamar na qualidade e na ousadia das experiências oferecidas. “O resultado foi extraordinário. Temos avançado cada vez mais na qualidade do evento naquilo que projetamos para os negócios ligados ao turismo rural e de experiência. Durante a RuralturES, vendemos pacotes de novos produtos de experiência, então temos uma feira que vai além de produtos para comer e beber”, afirmou.

Segundo Rigo, os novos atrativos turísticos lançados em Pindobas, a exemplo do passeio de pedalinho, comprovam a força criativa e a busca por novidades desta edição. Além disso, caravanas organizadas pelo Sebrae/ES trouxeram empreendedores de norte a sul, criando um ambiente vibrante de negócios, conexões e descobertas.

A avaliação positiva também é reforçada por Valdeir Nunes, presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB) que, juntamente com o Sebrae/ES, é realizadora da RuralturES. “A nossa quinta edição é um sucesso total. Pelo que vimos aqui, temos que aumentar no mínimo cinquenta por cento o espaço no próximo ano. A comunidade de Venda Nova abraçou a feira, que não é só do município, e sim das Montanhas Capixabas, e está sendo transformada numa feira de todo o estado. São quatro dias de festa, com mais de 27 mil pessoas”, declara.

Os visitantes confirmaram esse sentimento. A administradora Suzana Muylaret, que veio de Campos dos Goytacazes (RJ) para comemorar o aniversário junto ao marido na região, resume: “A gente gostou muito, tudo agradável e organizado, tem de tudo para gostos e bolsos diferentes”. Já a produtora de morango de Santa Maria de Jetibá, Evinety Reinke Hammer, destaca a oportunidade de lazer em grupo. Ela participou de uma caravana com 28 mulheres, organizada pela Paróquia Luterana do distrito de Garrafão. “Vim passear e, mesmo sendo da roça, gostei muito do espaço com os animais, em especial os coelhos gigantes, que são muito diferentes”.

Empreendedorismo e IGs

Histórias inspiradoras também marcaram a RuralturES 2025, como a de Keylla Cristina Peterle Modolo, do Ateliê Sempre Viva (Domingos Martins), que transformou uma atividade de superação pessoal em negócio criativo com flores desidratadas. Durante a feira, ela fechou várias vendas e aumentou a divulgação do seu trabalho. “A primeira experiência no evento foi muito boa. Fiz bons negócios, consegui bons parceiros, foi ótimo”, contou.

A diversidade de expositores reforçou a vocação do evento para unir tradição e inovação. “Tudo excelente, comida, segurança e as degustações dos produtos do agroturismo”, comenta Daniel Ribeiro, visitante de Serra. Já Reginaldo Castro, representante da IG Pimenta Rosa de São Mateus, destaca o impacto nos negócios. “Fechamos ótimos negócios. A RuralturES é um leque de oportunidades que se abriu”. O cafeicultor Jean Carlos Monjin, de Jaguaré, comemorou o espaço para apresentar o conilon em meio a cafés arábica, enquanto Tania Maria Lucidato Medina, das panelas de barro de Goiabeiras, lembrou a importância do reconhecimento da Indicação Geográfica (IG) no evento.

A presença de origens distintas do café também chamou atenção. Pela primeira vez, os Cafés do Caparaó tiveram espaço próprio na feira, conforme conta o representante da IG Gustavo Villas Boas: “Foi bem bacana participar, oportunidade de explicar a Denominação de Origem, o selo de rastreabilidade e a qualidade dos nossos cafés”. Essa diversidade reafirma a capacidade da RuralturES de ser uma vitrine para a valorização dos produtos capixabas e para a integração entre produtores, artesãos e o público.

O evento contou com a realização do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB) e do Sebrae/ES, com apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante, da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures), Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Descubra o Espírito Santo e Governo do Estado por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e de Desenvolvimento. Essa união de esforços foi determinante para criar um ambiente ao mesmo tempo feira de negócios, espaço cultural e ponto de encontro entre campo e cidade, com entrada gratuita todos os dias.

O saldo positivo da 5ª RuralturES já prepara terreno para o próximo grande desafio. Já está confirmado: de 13 a 16 de agosto de 2026, o Distrito Turístico de Pindobas receberá a 6ª edição da RuralturES!

*Mais informações: www.ruraltures.com.br

Sobre o MCC&VB- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma Instância de Governança sem fins lucrativos que colabora para o desenvolvimento sustentável do turismo nos dez municípios da região associados: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

A entidade é mantida pela iniciativa pública (prefeituras, governo do Estado, através das secretarias de Turismo, no Governo Federal, com o Ministério de Turismo, Embratur/e órgãos do Sistema S) e privada, com a contribuição das mensalidades de associados e patrocínios. Foi constituída em 05 de maio de 2006, sob a forma de associação, e tem por objetivo a captação e geração de eventos de alcance regional, nacional e/ou internacional, o desenvolvimento do turismo nas suas diversas modalidades, a defesa e proteção do meio ambiente, do artesanato e do patrimônio cultural artístico, religioso, histórico e do turismo rural da Região Turística Montanhas Capixabas.

A missão do Convention está em consonância com o programa de Regionalização do Ministério do Turismo que visa descentralizar as ações e assim trabalhar os municípios com características similares de forma regionalizada, construindo um destino turístico com planejamento e organização. A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (presidente), Ana Venturim Porto (vice-presidente de Administração e Finanças), Leandro Carnielli (vice-presidente de Relações Institucionais), Cláudio Chieppe (vice-presidente de Sustentabilidade e Inovação) e Andreia Rosa (diretora executiva).

*Acompanhe todas as informações também no Instagram @ruraltures e no site www.ruraltures.com.br

Por AssCom RuralTurES

Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO