![]() |
Créditos: Secretaria de Governo e Comunicação Prefeitura São Gabriel da Palha |
O Prefeito Tiago Rocha de São Gabriel da Palha, cidade do estado do Espírito Santo, está implementando o projeto “Gestão Sem Papel” na prefeitura, que dará agilidade e transparência a tramitação dos processos na prefeitura. Com essa iniciativa, os processos passam a nascer como documentos eletrônicos e vão transitar de um setor para outro através e computadores ao invés de depender de uma pessoa para deslocar os mesmos fisicamente entre as salas.
Com a adoção do sistema, a prefeitura de São Gabriel da Palha espera deixar de imprimir cerca de meio milhão de páginas em papel por ano utilizando essas ferramentas digitais. “Além da economia gerada pela transição, que vai do papel a energia consumida e que já representa um ótimo retorno de investimento, a prefeitura deve ganhar bastante agilidade no dia a dia, uma vez que hoje um processo pode demorar dias para chegar as mãos de quem precisa”, destacou Fagner Ferreira, atual Secretário de Governo e Comunicação, um dos idealizadores da implantação.
O Secretário ainda destacou outras vantagens como a diminuição do espaço físico ocupado com o arquivamento de processos, e que a prefeitura pretende ainda digitalizar o acervo de documentos antigos, que hoje compreende um montante acima de 200 mil processos e ocupam todo um andar em uma unidade próxima a prefeitura. “A digitalização do acervo antigo permitirá agilidade em pesquisa e resgate de informações de gestões passadas além da economia em espaço, que significa menos alugueis e gastos com energia” completou Fagner Ferreira.
A implantação de uma solução de “Gestão Sem Papel” vem sendo discutida a muito tempo pelo executivo municipal, um dos objetivos do Prefeito Tiago Rocha ao compor a equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação no início do mandato apenas com profissionais com formação acadêmica e reconhecido conhecimento na comunidade foi atingir esse tipo de solução que traz economia e agilidade através do uso de novas tecnologias.
“Sabíamos que esse tipo de implementação, que representa uma mudança na cultura organizacional da prefeitura não seria simples de ser realizada, mas entramos no nosso terceiro ano de mandato colhendo frutos que vem sendo cultivados desde o inicio da gestão, e que vão trazer benefícios permanentes a máquina pública nessa e nas futuras gestões com celeridade nos processos e transparência em qualquer tipo de auditoria” comentou o Prefeito.
Além de todos esses benefícios a iniciativa também visa contribuir para a preservação do meio ambiente, uma vez que a redução do consumo de papel terá impacto direto na diminuição do uso de recursos naturais economizando o equivalente a uma pequena floresta durante o mandato o que alinha a medida aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que preveem ações para a promoção da sustentabilidade em todo o mundo em busca de uma administração mais eficiente e sustentável.
PMSGP