Imagem: pixabay |
Uma noite inteira de sono, um final de semana de descanso e mesmo assim a pessoa se sente cansada, com fadiga e sem vontade de realizar suas tarefas e obrigações. Se você sofre disso saiba que pode estar passando por problemas de saúde que podem ser simples de serem resolvidos. É importante verificar.
De acordo com a médica ortomolecular, Jordana Jantorno muitas vezes a causa da fadiga são deficiências nutricionais, que são facilmente resolvidas com a suplementação adequada e algumas mudanças no estilo de vida.
“O tratamento da fadiga possui duas frentes. Quando a causa é identificada, podendo ser desequilíbrios hormonais ou problemas no sistema imune, como as deficiências nutricionais é importante tratá-la. A segunda frente é aliviar os sintomas por meio de medicamentos para sintomas específicos, como dificuldades para dormir, náusea ou dor, caso assim seja recomendado pelo médico que o acompanha”, disse ela.
O diagnóstico da fadiga crônica é baseado nos sintomas, pois não há um exame que teste positivo ou negativo para a condição. Porém, o médico também pode solicitar exames de sangue para identificar se o organismo está bem nutrido e sem carências que provocam esse tipo de problema, além de outros exames para descartar doenças que provocam os sintomas similares, como as infecções virais.
“Quando o cansaço não melhora com o repouso, sem causa aparente, mesmo após horas de sono é importante tratar logo, antes que junto com ele comecem a surgir outros problemas de saúde, como o estresse e a queda da imunidade que faz com que o organismo fique suscetível a diversas outras doenças”, disse Jordana.
Identificada as carências nutricionais o paciente pode iniciar o tratamento que pode ser feito de três maneiras: comprimidos, injetáveis com injeções intramusculares e através da soroterapia.
Jordana disse que ela particularmente opta pelas duas primeiras opções por serem mais eficazes. Os comprimidos também funcionam, mas muitos nutrientes se perdem durante o processo digestivo.
Pessoas que não tratam a fadiga, fazem com que ela se torne crônica e então podem sofrer com:
- Problemas para dormir
- Dores musculares ou articulares
- Dores de cabeça
- Dor de garganta
- Problemas de memória ou concentração
- Sintomas similares aos da gripe
- Tonturas e enjoos
- Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, como palpitações
Para evitar tantos transtorno é importante consultar um médico assim que identificar o cansaço excessivo. Não existe idade específica, crianças e adolescentes também sofrem com o problema.
Comunicativa Assessoria de Imprensa