
Domingos Martins, nas montanhas capixabas, que possui o clima frio e típico de montanhas, não tem características para a produção de cacau – usado para a produção de chocolate – que se adapta em terras quentes. Entretanto, é de Pedra Azul, em Domingos Martins, que saiu o chocolate ao leite campeão do concurso realizado durante a Cacau Fest Brasil, que ocorreu em Linhares, Norte do Espírito Santo.
Após uma árdua missão de provar chocolates de vários tipos durante o evento, jurados escolheram o Selah Chocolate de Origem, que fica na Rota do Lagarto, em Pedra Azul, como o vencedor na categoria Ao Leite. Fábricas de Minas Gerais e Rio Grande do Sul também foram premiadas.
Entre os chocolates intensos, o Cacau Dourado, de Belo Horizonte (MG), foi o escolhido. Na categoria Saborizados e Criativos, venceu o Magian Cacao, de Porto Alegre (RS). Outras fábricas capixabas tiveram destaque, como a Espírito Cacau, com a prata em Saborizados e Criativos e bronze em Intensos, e Reinholz Chocolates, com o terceiro lugar entre os saborizados.
No 9ª Concurso da Qualidade das Amêndoas do Cacau Capixaba foram duas categorias: uma exclusiva para os produtores de Linhares e outra para as demais cidades capixabas. Em Linhares, venceu Ana Cláudia Milanez Rigoni, da Fazenda Guarani, em Bebedouro, com pontuação de 7,65, levando o prêmio de R$ 5 mil. Na outra categoria, Leandro Giacomin Carlesso, de João Neiva, foi o premiado com uma nota de 7,15.
Mais de 12 mil pessoas passaram pelos 68 estandes do evento nos dias de Cacau Fest. A feira reuniu produtores, agroindústrias, chocolatiers, empreendedores e amantes do cacau. O Cacau Fest é uma vitrine de negócios, inovação e experiências sensoriais, aproximando quem planta, quem transforma e quem saboreia o fruto símbolo do norte capixaba.
“O Cacau Fest é um símbolo do que o nosso território tem de mais rico: gente criativa, produto de qualidade e muito trabalho coletivo. O evento movimenta a economia, valoriza o produtor e inspira novos negócios ligados ao cacau. Mais do que celebrar o fruto, celebramos um modo de viver e produzir que respeita a terra, fortalece a comunidade e impulsiona o turismo sustentável da nossa região”, destaca Cimá Guizani, presidente da Instância de Governança Regional de Turismo da Região do Verde e das Águas (Adetur), instituição apoiadora do evento.
O Cacau Fest 2025 foi realizado pela Associação dos Cacauicultores do Espírito Santo (ACAU) e a Prefeitura de Linhares. Com patrocínio da BYD – Vitória Motors, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES), Sicoob, Banco do Nordeste e com apoio Institucional da Adetur, Sebrae e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).
Fonte: LR Comunicação