A obra de duplicação do trecho Norte da BR-101 é uma das prioridades do mandato de Evair de Melo. O Deputado federal e vice-líder do governo na Câmara ressaltou a importância da autorização, que viabilizará a concretização do projeto: o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou na última semana, que o licenciamento para a realização das obras no trecho será autorizado e foi excluído do projeto o trecho de 25 quilômetros que cortam a Reserva Biológica (Rebio) do município de Sooretama.
“A luta tem sido intensa e dura anos, mas a ‘medalha de ouro’ finalmente chegou. Esta é uma pauta prioritária do nosso mandato. Foram muitas reuniões com a comunidade capixaba, audiências públicas, diversos ofícios, muita coordenação e pressão através da Comissão Externa na Câmara Federal e aqui no estado. Longas reuniões no Ministério da Infraestrutura, no IBAMA, IcmBio e com autoridades locais. Os capixabas estão ansiosos! O setor produtivo, que acorda cedo e trabalha pesado, depende dessa estrada para ir e vir e sabe da importância desta duplicação”, declarou.
Em suas redes sociais, Evair de Melo nomeou a exclusão dos 25 quilômetros que cortam a reserva biológica de Sooretama como um equívoco. No entanto, o parlamentar anunciou que irá lutar para que o Ibama promova a inclusão do trecho entre João Neiva e Colatina.
“Irei propor que estudos e debates sejam imediatamente iniciados para que se incorporem o trecho JOÃO NEIVA – COLATINA da BR-259 no contrato. Já temos recursos para o projeto, vamos trabalhar com essa hipótese, o que seria sensacional para Colatina e também para todo o noroeste capixaba. Agora é cobrar do Ibama a entrega imediata da licença do restante da BR-101 para que a ECO101 inicie imediatamente as obras. Seguimos na luta”, disse o parlamentar.
O processo de licenciamento do trecho Norte da BR-101 é um dos mais longos impasses envolvendo a infraestrutura do estado do Espírito Santo. A discussão teve início no ano de 2014, quando o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio) negou a autorização da obra devido a reserva localizada em Sooretama. Após uma nova tentativa, o parecer negativo foi confirmado em abril de 2020.
A decisão final tornou-se, então, responsabilidade do Ibama. Com o anúncio da autorização do licenciamento, excluindo o trecho da Reserva Biológica, a tendência é de que haja a aceleração do projeto. A obra envolve cerca de 476 quilômetros da BR 101, que vai do Sul da Bahia até a divisa com o estado do Rio de Janeiro. O contrato de duplicação, assinado em 2013 com a concessionária Eco 101, envolve a área que corta 25 municípios do Espírito Santo: são 458,4 quilômetros em solo capixaba, maior parte da concessão.
Atuação do parlamentar
Como deputado federal, Evair de Melo tem sido destaque nos desdobramentos e articulações políticas que envolvem a BR-101. “Seguimos firmes, continuarei fiscalizando e cobrando ações para que o mais rápido possível esse tão sonhado projeto saia do papel”, afirmou o parlamentar.
Assessoria de Comunicação
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