Assembleia reúne diversos atores da sociedade civil em prol da produção e comercialização de alimentos agroecológicos
Nesta manhã de 17 de março, o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) do Espírito Santo promoveu uma assembleia de criação da Associação Rede Bem Viver de Agroecologia, com o objetivo de fortalecer a agricultura camponesa no estado e no Brasil. O evento contou com a presença de aproximadamente 120 pessoas, incluindo agricultores, associações, instituições governamentais e não governamentais, como o MAPA, INCAPER, ASSIN, EFA’s, MST, UFES, IFES, Cáritas, STR e o Poder Público.
A criação da Associação Rede Bem Viver de Agroecologia é uma grande conquista para a agricultura camponesa, uma vez que reúne diversos atores da sociedade civil em prol da produção e comercialização de alimentos agroecológicos. Com a criação dessa associação, espera-se que haja um aumento na produção e consumo de alimentos saudáveis, além de fortalecer a luta dos camponeses e camponesas na busca por melhores condições de trabalho e vida no campo.
“Para mim, que venho militando desde 1996 nessa luta pelo agroecológico no estado do Espírito Santo, este é um momento histórico e muito especial. Participar junto a tantos órgãos e entidades desse momento nos faz celebrar e compreender que a luta de uma vida valeu muito a pena. Além disso, neste momento histórico, poder comercializar os produtos da nossa terra com selo de agroecológico vai potencializar ainda mais as nossas vendas, bem como a credibilidade do nosso sítio. Eu, como produtor do Sítio Santa Rita em São Domingos do Norte, estou muito feliz por essa conquista”, disse o produtor Wagner Canal.
Expresso Notícias
Fotos: Divulgação