O Santuário da Mãe Peregrina, em Nova Venécia, é um local de grande importância para os fiéis da região. O santuário começou a ser visitado na década de 1990, depois que um morador relatou a aparição de Nossa Senhora da Paz. Desde então, o fenômeno relatado já atraiu muitos fiéis até à capela construída no alto de uma pedra, acessível por uma íngreme escadaria de 365 degraus.
Além das celebrações religiosas que acontecem no santuário, também há outros eventos importantes que atraem muitos visitantes. Durante a Quaresma, por exemplo, nas sextas-feiras, ocorre a celebração da Via Sacra. A centenária Gameleira, que possui aproximadamente cinco metros de diâmetro, 15 metros de altura, com raízes que ultrapassam os 1,80 metros de altura, também é uma grande atração do local, atraindo turistas e fiéis de todo Espírito Santo, de outros estados e até de outros países.
O santuário oferece potencial, além do turismo religioso, para geoturismo, agroturismo, ecoturismo e também para práticas esportivas de aventura, além de abrigar um precioso patrimônio histórico com casarões do século XIX.
Devido à importância biológica, esta unidade de conservação faz parte do corredor ecológico da Pedra do Elefante, onde se encontram espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção. O ponto considerado o maior cartão postal de Nova Venécia, a Pedra do Elefante, com 604 metros de altitude, possui uma trilha de acesso ao seu topo, de onde é possível avistar todas os demais morros e afloramentos rochosos da região, além da cidade. O rochedo foi tombado como patrimônio natural do Espírito Santo, pelo Conselho Estadual de Cultura.
Pedra do Elefante possui este nome por lembrar a cabeça de um elefante quando vista da estrada ES-381, principal acesso da cidade de Nova Venécia. Foto: Expresso Notícias
Recentemente, uma nova atração foi acrescentada ao local, a cachoeira da Gameleira. Localizada logo após a centenária árvore da Gameleira, a cachoeira apresenta uma queda em meio a pedras e é acessível através da mesma trilha da subida da Pedra do Elefante ou de uma trilha ao lado, que possui mais fácil acesso. Com água cristalina e muito verde, natureza em abundância, o local tem atraído muitos visitantes que desejam curtir a natureza e tomar banho na cachoeira.
Para tornar o passeio mais atrativo, logo ao chegar na trilha, já é possível percorrer o trajeto, ouvindo o barulho da queda d’água. Não somente os praticantes de esportes, mas também os visitantes da região, já tem aproveitado bastante mais uma maravilha ofertada pela natureza.
Com informações do iema.es.gov.br
Expresso Notícias
Compartilhe
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.