Giovana Duarte dá dicas sobre o que o Espírito Santo tem de melhor de turismo, belezas, culinária e cultura. Foto: Arquivo Pessoal |
O Guia Capixaba é um projeto criado por Giovana Grancho Duarte Camiletti, uma analista de sistemas de 45 anos, que busca apresentar as belezas e riquezas do Estado do Espírito Santo. A ideia surgiu em 2014, quando amigos de São Paulo visitaram a região e tiveram experiências negativas em relação ao atendimento em restaurantes e transporte. A partir desse episódio, Giovana e um amigo decidiram criar um blog com o objetivo de incentivar a valorização da cultura capixaba através do turismo e da gastronomia local.
“A experiência deles não foi boa; restaurantes atenderam mal, taxista os deixou no meio da Praça do Papa ao invés do Hortomercado… em uma conversa com um amigo na época resolvemos criar um blog, e dar o nome de Guia Capixaba. Então, em julho de 2015, começamos a produzir conteúdo. Ele saiu do Guia Capixaba um ano depois e eu permaneci, até hoje, com meu propósito de indicar o melhor do Espírito Santo”, conta Giovana.
“Eu cheguei em Vitória em 2005 com uma mochila nas costas, duas bolsas e nada de perspectiva. Saí de Cachoeiro de Itapemirim para refazer minha vida aqui, após uma grande decepção amorosa. Pedi demissão do emprego que eu tinha e vim pra capital sem nada em vista, apenas com minha fé. Há quase um ano estou empreendendo com o Guia Capixaba, antes disso, era apenas meu hobby. Minha fé tem sido honrada e gosto de contar essa história para que todos tenham uma certeza: sempre é possível recomeçar. Não desista!”, completou.
Com o Guia Capixaba, Giovana tem a missão de mostrar ao mundo as riquezas e belezas do estado capixaba, estimulando o turismo e valorizando a cultura e as tradições locais.
Atualmente, o Guia Capixaba conta com mais de 64 mil seguidores nas redes sociais, mas para Giovana, a realização não está no número de seguidores, e sim na satisfação de seus seguidores em seguir suas dicas e descobrir mais sobre o Espírito Santo. Ela prefere qualidade a quantidade e se sente realizada quando recebe mensagens de pessoas que seguiram suas dicas e aproveitaram a região.
“Minha realização é ver as pessoas seguindo minhas dicas e descobrindo mais do Espírito Santo, passando férias aqui ao invés de escolher outros destinos. Prefiro qualidade que quantidade; se não recebesse ao menos uma mensagem por dia de alguém contando que foi a algum lugar que indiquei, como recebo, nada faria sentido, tivesse 10 ou 100 mil seguidores”, afirmou Giovana.
Giovana escolhe os temas de seus vídeos e posts seguindo indicações dos próprios seguidores, além de sua lista pessoal de lugares que quer conhecer. Seus planos de longo prazo incluem ser uma referência sobre o Espírito Santo para quem vem de fora e criar conteúdos para o público nacional em uma plataforma que abranja esse público.
O Guia Capixaba pode ser encontrado nas principais plataformas de mídia social, como Instagram, YouTube, TikTok, Facebook e Twitter. Para ela, o Guia Capixaba é uma forma de incentivar as pessoas a conhecerem e valorizarem as riquezas da região, além de inspirar outras pessoas a empreenderem em suas paixões e propósitos de vida.
Expresso Notícias
Fotos: Arquivo Pessoal