O valadarense João Assunção, que estava em Barra de São Francisco neste final de semana, fazendo curso para tirar carteira de habilitação, aproveitou os serviços oferecidos no sábado, 22, para medir a pressão e a glicose na tenda ao lado da praça Arlindo Pinto da Costa, no centro da cidade, pela Prefeitura de Barra de São Francisco, em parceria com a Unopar e, satisfeito com o resultado, elogiou a iniciativa.
“Muito bacana, o prefeito da cidade está de parabéns por ofertar este tipo de serviço para a população’, disse.
Assim como João, muitos francisquense, idosos ou não, estiveram fazendo exames e recebendo dicas de prevenção de doenças cardíacas e, principalmente, de câncer de mama no sábado e também na manhã de domingo.
Ainda no sábado, aconteceu o Aulão de Zumba com foco na prevenção ao câncer de mama. Antes da aula da professora Bety, a enfermeira-chefe da ESF Irmãos Fernandes, Fernanda Rizzo Herzog, proferiu palestra sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama e colo do útero e lamentou que o Ministério da Saúde recomende o exame de dois em dois anos. “Para mim, teria que ser anualmente”, disse e lembrou que, hoje, o município tem o serviço (mamografia) à disposição em Barra de São Francisco, o que facilita a prevenção.
A coordenadora geral do Projeto Avivar, Cleidimar de Almeida Rezende, a Cleidinha, também salientou junto aos participantes do aulão, a importância de se fazer exames preventivos e elogiou, mais uma vez, a administração Enivaldo dos Anjos, pela criação e implantação de novos programas e serviços de saúde para toda a população, em particular, a terceira idade.
Glicemia e hipertensão
A partir desta segunda-feira, 24, até a quinta-feira, 27, semana em que se comemora o Dia do Servidor Público, a SEMUS manterá a campanha de aferição de pressão e glicose, mas exclusivamente para os servidores municipais.
A equipe estará atendendo no prédio da antiga Câmara Municipal, no centro, e, para ser atendido o servidor precisa levar os cartões do SUS, AMA e de Vacina.
“Preocupado com o fato de que muitos servidores não fazem nenhum acompanhamento da sua situação de saúde, vamos fazer essa ação. Aferida a pressão e glicose, vamos fazer uma triagem. Os que estiverem com índices elevados terão acompanhamento médico direto”, explica.
Texto e foto: pmbsf