
De uma padaria de bairro, em Nova Venécia, no Noroeste do Espírito Santo, direto para o seleto grupo dos sete melhores padeiros do planeta. Essa é a história inspiradora de João Carlos Butske, chef da Padaria Salute, que vai representar o Brasil no campeonato mundial promovido pela International Union of Bakers and Confectioners (UIBC). A disputa acontece durante a Fipan, entre os dias 22 e 25 deste mês, em São Paulo. Ele é o único capixaba e um dos dois brasileiros na competição.
Com uma carreira de 27 anos na panificação artesanal, João já foi eleito o Melhor Padeiro das Américas pela Confederação Interamericana da Indústria do Pão (Cipan). À frente da Salute, ele criou mais de 30 tipos de pães, como o Pão Rosa das Montanhas — uma receita autoral que leva café, suco de laranja e mel, valorizando ingredientes típicos do Espírito Santo.
A paixão de João pela panificação começou cedo, quando entregava pão de bicicleta, aos 18 anos, pelas ruas da cidade. Desde então, não parou mais. Adaptou receitas tradicionais, como o brote que aprendeu com a avó, e aposta na técnica de fermentação natural para criar produtos de alta qualidade. Segundo ele, o segredo de um bom pão está na técnica, no processo e, principalmente, no cuidado em cada fornada.
Além da experiência, João destaca o apoio do Sebrae/ES, que contribuiu para o crescimento do negócio. Ele acredita que a profissão pode transformar vidas, assim como transformou a dele. Agora, quer trazer mais esse título para o Brasil — e para isso conta com a força das redes sociais. Seguir o perfil @chefpadeirojoaobutske ajuda na pontuação final do concurso e pode ser decisivo para colocar o Espírito Santo no topo da panificação mundial.
Fonte: Agência de Notícias Sebrae