Uma importante agenda reuniu representantes das cooperativas Cooabriel e Minasul. No centro das discussões estava a implantação do ERP Microsoft Dynamics 365 F&O (Finance & Operations), um investimento em tecnologia que é comum às duas cooperativas.
O encontro aconteceu ao fim da primeira quinzena de março na sede administrativa da Cooabriel, em São Gabriel da Palha/ES e, além de representantes das duas cooperativas, contou também com a participação de representantes da Nexer, que é provedora e responsável pela implantação do ERP nas duas organizações.
Para a Cooabriel, a decisão de investir em um novo sistema de gestão deve-se à necessidade de integrar e padronizar processos e de obter mais rapidez e clareza nas informações, como apoio para a tomada de decisões gerenciais. Conforme esclarece o superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, o investimento em tecnologia tem relação direta com o fato de a cooperativa estar imprimindo um ritmo de crescimento acentuado.
“O investimento foi uma decisão estratégica, com o objetivo de apoiar o crescimento da cooperativa, que tem sido muito significativo, especialmente nos últimos dois anos. Foi uma decisão importante, de grande peso financeiro e que tem movimentado todos os nossos setores de trabalho. Porém, temos certeza de que ao fim da implantação teremos um sistema de gestão mais robusto, com controles internos muito mais efetivos e que certamente nos permitirão alcançar resultados ainda mais expressivos”, afirmou.
Ao final da implantação, em 2024, o valor investido pela Cooabriel deverá totalizar R$11 milhões de reais. Segundo o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, “a busca por uma prestação de serviços de excelência para todos os cooperados e clientes foi um aspecto determinante para que este importante investimento fosse realizado”, disse.
Para a Minasul, cooperativa agroindustrial mineira com 65 anos de fundação e em franco crescimento, a ideia de oferecer sustentação a esse crescimento e a busca por oferecer os melhores serviços aos seus cooperados e clientes também foram motivadores para a implantação da ferramenta de gestão na cooperativa.
De acordo com o diretor de Novos Negócios da Minasul, Luis Henrique Albinati, o sistema integrado de gestão atualmente em uso na Minasul começou a ser implementado na cooperativa em 2018.
“A decisão por essa ferramenta baseou-se nos seguintes fatores-chave: a necessidade de aprimoramento da gestão face ao crescimento acelerado previsto para a Minasul, garantir a perenidade e segurança do negócio, a flexibilidade necessária para acompanhar as mudanças legais e do mercado e por se apresentar economicamente viável. Nós fomos pioneiros na utilização desse sistema e obtivemos os resultados esperados, superando as expectativas dos usuários e cooperados, afirmou.
Na perspectiva do diretor comercial da Nexer, Alexandre Marques, que também participou do encontro, é grande a expectativa para que a Cooabriel se torne um case de sucesso, com a finalização das etapas de implantação. “Tudo ocorre dentro do que foi planejado e estamos muitos satisfeitos com o empenho da Cooabriel. A cooperativa já está colhendo frutos do trabalho desenvolvido em cada fase do projeto”, explicou.
Já a gerente de portfólio da Nexer, Amabile Baptistella, que acompanha todas as fases da implantação do ERP na Cooabriel, menciona o bom êxito obtido pela cooperativa mineira. “A Minasul já concluiu todo o processo, por isso a importância desse intercâmbio”, destacou.
A gerente de projetos da Cooabriel, Saionara Buss Wendler, que coordena o processo de implantação, explica que o projeto foi dividido em 4 fases, com o Go live da primeira fase em junho de 2022. “Estamos no momento de revisão do mapeamento da terceira fase. Há algumas complexidades nesta etapa, mas estamos confiantes no bom êxito”, comentou.
Texto e fotos: Cooabriel
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.