A Cooabriel inaugurou no dia 26 de janeiro, sua nova unidade armazenadora, localizada no município de Águia Branca/ES. Com cerca de 8 mil metros quadrados de área construída e capacidade para 300 mil sacas de café, a obra se torna um dos principais projetos realizados pela cooperativa nos últimos anos.
Na abertura do evento, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, lembrou que é um ano especial para a cooperativa, que celebrará 60 anos de sua fundação em setembro e 20 anos do Concurso Conilon de Excelência. Bastianello ressaltou que a cooperativa permanece em crescimento, tendo alcançado excelentes resultados nos últimos dois anos.
“Podemos observar pelos números apresentados, que em 2021 e 2022 tivemos um crescimento de 110% em faturamento bruto e isso constitui um aumento significativo. Poucas empresas apresentam um crescimento nesse montante. Houve aumento, inclusive, na recepção de café”, afirmou.
Essa expansão crescente nos números foi um dos fatores que justificaram o investimento. “Quando a primeira unidade de armazenagem foi construída, sua capacidade era mais que suficiente para atender nossa necessidade. Com o passar do tempo essa estrutura passou a não comportar o aumento da demanda e a modernização de alguns processos. Para atender a essas mudanças, realizamos esta obra moderna, que seguramente torna-se nosso maior e melhor armazém. Temos agora uma excelente capacidade de armazenagem que é 10 vezes maior que a unidade que nos serviu até então”, ressaltou Bastianello.
A nova unidade de Armazenagem recebeu o nome de Armazém “Antônio Joaquim de Souza Neto”, em homenagem ao ex-presidente e conselheiro da cooperativa, que faleceu em abril de 2022. Toninho, como foi conhecido, era um dos incentivadores do projeto, que na referida data já tinha suas obras iniciadas. A homenagem justifica-se também por sua dedicação à cooperativa e aos cooperados, ao cooperativismo e ao café conilon, em uma trajetória que foi enaltecida durante a solenidade.
O produtor Leonardo Viana Guaresque também aponta que o investimento em infraestrutura é um grande benefício para os cooperados. “Saber que a maior unidade de armazenagem da cooperativa está neste município traz muita satisfação. É um momento importante, com destaque especial para a justa homenagem prestada ao Toninho”, lembrou.
De acordo com a perspectiva do gerente da unidade, Yorrãh Amorim, a nova estrutura chega em um momento importante. “Nos últimos anos a demanda por café conilon tem aumentado, assim como o quadro de cooperados. Fazendo um balanço entre esses fatores, percebe-se claramente que o investimento nessa estrutura se tornou fundamental para atender às nossas necessidades e para melhorar os serviços prestados aos nossos cooperados”, disse.
Junto com a solenidade de inauguração, e tendo em vista que se aproxima a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO), aconteceu a Reunião Preparatória “Cooabriel e Cooperados”, onde foram apresentados os resultados do exercício 2022, o Planejamento Estratégico da cooperativa para 2023 e outros assuntos relevantes, como transformações no mercado de café, sustentabilidade e qualidade do café. Além disso, foi destinado um espaço para perguntas e interação com os cooperados. Esta foi a primeira reunião de um calendário que se estenderá até março, em outras 13 unidades, tanto no Espírito Santo quanto na Bahia.
Texto e fotos: Cooabriel