O verão acontece entre 21 de dezembro de 2024 e 20 de março de 2025. E as Montanhas Capixabas promete encantar os visitantes com uma combinação única de paisagens exuberantes, experiências ao ar livre e uma rica oferta gastronômica e cultural. A região se transforma em um verdadeiro refúgio para quem deseja aproveitar a estação mais vibrante do ano em contato com a natureza e desfrutar de atividades que agradam toda a família.
Um dos destaques é o Natureza Ecolodge, no caminho para Vargem Alta, que oferece experiências que unem lazer, arte e aventura, com foco especial na garotada. Entre as atividades, estão passeios de trenzinho, oficinas de pintura inspiradas na natureza, banhos de floresta e arvorismo. Para quem gosta de explorar trilhas, o Vale do Empoçado (Afonso Cláudio) é ideal para quem busca conexão com a natureza e momentos de tranquilidade.
Em Barcelos, Domingos Martins, a Valentim Iogurteria Artesanal se destaca não só pela qualidade dos seus produtos, como os iogurtes e a Manteiga Maturada – eleita a melhor do Brasil na 47ª edição do Concurso Nacional de Produtos Lácteos –, mas também pela proposta de unir agroturismo e diversão em família. Durante o verão, os visitantes podem colher morangos frescos, alimentar animais, passear de pônei, brincar nos jardins e participar de piqueniques recheados de delícias artesanais. Em dezembro e janeiro, a propriedade funciona diariamente, com uma programação especial para as férias escolares, incluindo a animada Colônia de Férias Valentim, que oferece oficinas e atividades criativas para as crianças.
Outro destino que não pode faltar no roteiro é o Apiário Florin, também em Domingos Martins. O local ganha destaque no verão com seus produtos exclusivos à base de mel, como cervejas, chopes, hidroméis e licores gelados, perfeitos para degustar nos dias mais quentes. Famílias podem aproveitar as férias escolares participando de atividades educativas e sustentáveis, como a construção de hotéis para abelhas sem ferrão e degustações de méis raros e gourmet, que encantam adultos e crianças.
O China Park, o famoso parque aquático localizado em Domingos Martins, é o destino perfeito para quem deseja diversão e descanso em um só lugar. Durante o mês de janeiro, o local opera em altíssima temporada, com 100% de ocupação e uma programação intensa, que inclui recreação para diferentes faixas etárias, oficinas temáticas, festas coloridas e dias de brinquedos infláveis. A música ao vivo às quartas e sábados adiciona um toque especial à experiência, garantindo diversão para toda a família em meio às montanhas.
Cervejas artesanais
Os amantes de cervejas artesanais encontrarão eventos imperdíveis nas Montanhas Capixabas neste verão. A Cervejaria Aurora (Venda Nova do Imigrante) lançará em janeiro a Marina Contemporary Gose, uma cerveja ácida com sal e frutas, como a tangerina, em uma celebração que promete agradar os paladares mais exigentes.
Já a Cervejaria Dus Grillo prepara o 1º Festival de Comida Caipira, marcado para 1º de março, durante o Carnaval, com participação do tradicional Restaurante da Bete, de Vargem Alta. Por sua vez, a Cervejaria Tarvos apresenta ao público a Coffee Beer, resultado de uma parceria com o Café Seleção do Mário, que une as duas paixões nacionais em uma bebida única.
Com uma programação tão rica, o verão nas Montanhas Capixabas é a escolha ideal para quem busca viver momentos únicos cercado de beleza natural, sabores marcantes e atividades para todas as idades. Planeje sua visita e descubra o que torna esta região um dos destinos mais encantadores do Espírito Santo.
*Acompanhe todas as informações em: @mccvb_institucional e @montanhascapixabasoficial e também em https://montanhascapixabas.org.br/
Sobre o MCC&VB- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma Instância de Governança sem fins lucrativos que colabora para o desenvolvimento sustentável do turismo nos dez municípios da região associados: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
A entidade é mantida pela iniciativa pública (prefeituras, governo do Estado, através das secretarias de Turismo, no Governo Federal, com o Ministério de Turismo, Embratur/e órgãos do Sistema S) e privada, com a contribuição das mensalidades de associados e patrocínios. Foi constituída em 05 de maio de 2006, sob a forma de associação, e tem por objetivo a captação e geração de eventos de alcance regional, nacional e/ou internacional, o desenvolvimento do turismo nas suas diversas modalidades, a defesa e proteção do meio ambiente, do artesanato e do patrimônio cultural artístico, religioso, histórico e do turismo rural da Região Turística Montanhas Capixabas.
A missão do Convention está em consonância com o programa de Regionalização do Ministério do Turismo que visa descentralizar as ações e assim trabalhar os municípios com características similares de forma regionalizada, construindo um destino turístico com planejamento e organização. A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (presidente), Ana Venturim Porto (vice-presidente de Administração e Finanças), Leandro Carnielli (vice-presidente de Relações Institucionais), Cláudio Chieppe (vice-presidente de Sustentabilidade e Inovação) e Andreia Rosa (diretora executiva).
Por Assessoria de Comunicação