Destaque nacional: cafés do noroeste capixaba estão entre os melhores do país

A região chamou a atenção por ser a casa de 2 dos 5 melhores canéforas do país, ambos da variedade conilon. 

Foto: Divulgação / Cooabriel

Os melhores cafés do Brasil pertencem às terras capixabas. E para confirmar a qualidade dos cafés produzidos no estado, o Espírito Santo alcançou destaque tanto com arábica quanto canéforas. O resultado foi conquistado na final do Concurso Coffee of the Year 2023, realizado durante a Semana Internacional do Café- SIC, em Belo Horizonte/MG. 

O noroeste capixaba chamou a atenção por ser a casa de 2 dos 5 melhores canéforas do país, ambos da variedade conilon. No Sítio 3 Marias, em Alto Rio Novo, foi produzido o campeão da categoria. O produtor Wagner Gomes Lopes, revela que o resultado alcançado foi inesperado, uma vez que a profissão de cafeicultor é algo recente para ele.  

“Foi o primeiro ano que participei, com apenas três anos como produtor. Sou da Grande Vitória e sempre morei na cidade. Nos últimos anos, minha família teve a oportunidade de comprar um sítio e comecei a me dedicar ao café, sempre atento a todas as orientações que recebia. Fui muito incentivado por outros cafeicultores do município, que me motivaram a inscrever as amostras no concurso. O resultado foi surpreendente e planejo continuar esse trabalho com muita dedicação”, analisou o produtor. 

Também de Alto Rio Novo, o produtor Adair Batista Borges alcançou o quinto lugar no COY. O cafeicultor, que é cooperado Cooabriel, já havia conquistado recentemente o primeiro lugar no Concurso Conilon de Excelência, promovido pela cooperativa, onde concorreu na categoria Café Natural e pela segunda vez foi campeão (2019 e 2023). 

Para mim foi uma alegria imensa ter conquistado o bicampeonato no Concurso Conilon de Excelência Cooabriel. Assim como ter alcançado o título de quinto melhor café do Brasil, também é uma alegria inexplicável. Quero agradecer por ter tido essas oportunidades”, comemorou.  

A Cooabriel é a cooperativa referência para o café conilon no país e possui forte atuação no noroeste capixaba. O presidente da instituição, Luiz Carlos Bastianello, avalia que os resultados confirmam o bom momento que o conilon está vivenciando. “O que temos observado é que o produtor tem compreendido a necessidade de investir em qualidade. Os bons resultados são consequência de um trabalho bem feito e têm chamado a atenção do mercado, contribuindo para a divulgação do conilon como bebida de qualidade. São conquistas gratificantes e que abrem muitas portas”, considerou.    

A respeito dos resultados, o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou a relevância da conquista para os cafés do Espírito Santo. “Essa vitória é de todos os capixabas. Representa os esforços dos produtores rurais na busca pela excelência nos processos de produção e sustentabilidade. Representa os esforços do Governo do Estado e de todos os parceiros em investir, apoiar e oportunizar o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do café no Espírito Santo. Representa acima de tudo o potencial do Estado para o cultivo e produção com excelência dos cafés especiais capixabas”, pontuou. 

 Cooabriel

Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO