EDP celebra o Dia do Eletricista e reforça a relevância destes profissionais para a sociedade

Em 17 de outubro, a EDP reconhece o empenho das equipes que trabalham todos os dias para garantir energia segura e de qualidade aos clientes

Foto: Divulgação EDP

Faça chuva ou sol, nos grandes centros urbanos ou nas regiões rurais, o eletricista é fundamental para que a energia chegue com segurança e qualidade onde a população está. Por isto, neste 17 de outubro – o Dia do Eletricista – a EDP reforça a importância da atuação destes profissionais, essenciais no desenvolvimento das cidades e para a vida das pessoas.

As equipes de eletricistas da EDP atuam de forma ininterrupta — 24 horas por dia, sete dias por semana — nos 70 municípios que compõem a área de concessão da distribuidora no Espírito Santo para assegurar a continuidade e a qualidade do fornecimento de energia elétrica aos mais de 1.8 milhão de clientes. Os profissionais trabalham em regime de escala, executando ações preventivas e de manutenção, além de atender prontamente a eventuais ocorrências emergenciais, como as provocadas por eventos climáticos como as tempestades com fortes chuvas e ventos, cada vez mais frequentes e intensas.

“Aproveitamos esta data para reconhecer e valorizar o trabalho dos eletricistas, profissionais essenciais para o funcionamento da sociedade, que estão sempre prontos para atender a população com tanta excelência. Com a máxima competência técnica, sua atuação reflete o compromisso da EDP com a segurança, o principal valor que norteia todas as nossas operações”, destaca Edson Barbosa, diretor da EDP no Espírito Santo.

As atividades dos eletricistas nas ruas são gerenciadas a partir do Centro de Operação Integrado, o COI. A tecnologia permite o acompanhamento e a execução de manobras automatizadas à distância durante as ocorrências, garantindo a segurança para que as equipes em campo façam os serviços necessários.

Para manter sempre o mais alto nível de segurança, as equipes da EDP trabalham sempre em dupla. Quem fica no solo é intitulado “Anjo-Guardião”, e tem a responsabilidade de alertar o parceiro e direcionar sobre algum risco externo ou anormalidade durante a atuação em campo. É uma sintonia muito importante que reforça o trabalho em equipe e a responsabilidade pelo todo.

Além disso, são necessários equipamentos de proteção especiais, treinamentos e técnicas de segurança criteriosos. Até os uniformes são pensados como ferramenta de proteção, já que os eletricistas atuam com roupas que possuem tecnologia antichamas, do mesmo tipo utilizado pelas equipes do Corpo de Bombeiros.

Como parte das iniciativas de valorização dos profissionais, a EDP promove, anualmente, o Rodeio dos Eletricistas, uma comemoração em formato de competição em que profissionais reproduzem em uma arena os serviços que realizam no cotidiano. É o momento em que agilidade, capacidade técnica e trabalho em equipe ganham holofotes e aplausos. Em 2025, na 19ª edição do torneio, ocorrida no início de outubro, destaque para a equipe Vitória, representando a região da Grande Vitória.

Uma história com a eletricidade

Paulo Lozer, 37 anos, cresceu cercado por fios, ferramentas e histórias de quem dedicou a vida à eletricidade. Filho e irmão de eletricistas, aprendeu desde cedo o valor da responsabilidade de levar energia a quem precisa. Inspirado pelas histórias do pai, que ingressou na antiga Escelsa em 1962, e pelo irmão, que também seguiu a profissão por um período, Paulo decidiu dar continuidade ao legado da família.

A oportunidade de participar do curso Coman, que mais tarde se tornaria a Escola de Eletricistas, em parceria com o Senai, marcou o início de sua trajetória profissional. Em 2011, ele ingressou na EDP, e hoje atua atendendo as ocorrências do plantão, e é um dos responsáveis por restabelecer o fornecimento de energia em situações emergenciais.

Com 14 anos de experiência na empresa, Paulo mantém o entusiasmo do início da carreira. “Estou há 14 anos na EDP e sigo com a mesma paixão do primeiro dia. O cliente é o motivo de tudo. Quando a gente restabelece a energia e vê a reação das pessoas, é gratificante”, afirma.

Para ele, ser eletricista vai além da parte técnica, é uma missão que garante conforto, segurança e qualidade de vida para milhares de pessoas.

Fonte: EDP

Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO