Aluno do interior capixaba viaja a Brasília no início de novembro para concorrer com finalistas de todo o país

O Espírito Santo será representado pelo estudante Davi Ribeiro de Souza, de 14 anos, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Jouffroy, localizada em Laranja da Terra, na etapa nacional da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE). O jovem conquistou o primeiro lugar entre os alunos capixabas e embarca para Brasília no dia 4 de novembro, onde participará da Semana Olímpica da ONEE 2025, que marca o encerramento da edição deste ano da competição.
Neste ano, a ONEE teve edição recorde, com a participação de mais de 350 mil alunos e 15 mil professores de todas as regiões do Brasil, em uma programação dinâmica que contou com atividades formativas, desafios gamificados e provas interativas sobre o uso eficiente da energia. No Espírito Santo, 8,2 mil estudantes participaram da competição, e 311 deles conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. A Escola Luiz Jouffroy, tradicional participante da ONEE, já figurava entre as primeiras colocações em anos anteriores e, desta vez, alcançou o tão esperado primeiro lugar estadual com o desempenho de Davi.
“Foi muito bom participar, principalmente por causa do resultado. No começo, me preparei com as atividades que a professora passou, estudando as contas, as informações, e fiz a prova várias vezes, porque a internet estava lenta e não enviava. Mas insisti até conseguir. Agora estou estudando ainda mais para ver se conquisto uma medalha, de primeiro, segundo ou terceiro lugar, na etapa nacional”, contou Davi Ribeiro, estudante finalista da ONEE.
A mãe do aluno, Jaqueline Ribeiro, afirmou que o resultado trouxe emoção e orgulho para toda a família. “O Davi sempre foi uma criança muito estudiosa e cuidadosa, principalmente com o uso da energia, sempre desligando o chuveiro e apagando as luzes. Graças a Deus e à EDP, ele vai realizar o sonho de andar de avião pela primeira vez para participar da segunda fase da Olimpíada”, celebrou.
O desempenho do estudante também encheu de orgulho a professora Luma Braga Berger, responsável pela preparação dos alunos para a competição. Segundo ela, o comprometimento e a curiosidade de Davi sempre sobressaíram em sala de aula.
“O Davi é um aluno que realmente se destaca pela postura e pelo comprometimento. Ele é muito dedicado e, na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, não foi diferente. Participou de forma comprometida, fez todas as etapas com seriedade e foco no objetivo final. Com tanta dedicação, o resultado não poderia ser outro: é fruto de muita força de vontade. Eu, como professora, desejo que o caminho dele continue sendo cheio de descobertas. É uma felicidade enorme vê-lo crescendo e se destacando assim”, destacou Luma.
O diretor da EDP no Espírito Santo, Edson Barbosa, ressaltou o papel da Olimpíada como instrumento de transformação e aprendizado. “A ONEE desperta o interesse dos estudantes por temas que fazem diferença no futuro do planeta. Para a EDP, é motivo de grande satisfação apoiar uma iniciativa que une educação, ciência e cidadania”, afirmou.
O evento vai premiar os vencedores com medalhas de ouro, prata e bronze, além de notebooks gamers e vales-presente. Todos os medalhistas também garantem classificação automática para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2026, sem precisar disputar a etapa inicial — uma oportunidade que reforça o caráter integrador da ONEE.
Além dos alunos, a competição também reconhece o papel essencial dos professores. Pelo Espírito Santo, o professor Emerson Jose Mayer, da UMEF Senador João de Medeiros Calmon, de Vila Velha, está na final da ONEE e viajará para Brasília na próxima semana. Os três melhores educadores do país, os orientadores de alunos premiados e os 20 primeiros colocados de cada região serão agraciados com vale-presentes de até R$ 15 mil, além de cursos gratuitos com certificado de 40 horas e materiais especializados oferecidos ao longo do programa.
Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e coordenada pelo Instituto Abradee, com o apoio das distribuidoras de energia elétrica de todo o país — entre elas, a EDP, responsável pela distribuição no Espírito Santo —, a Olimpíada tem o objetivo de estimular a conscientização sobre o uso responsável da energia elétrica, a sustentabilidade e o pensamento crítico sobre o consumo de recursos naturais.
Por Assessoria de Comunicação




