Expedição Bééé Brasil chegou ao Espírito Santo

 

Foto: divulgação

A Expedição Bééé Brasil chegou ao Espírito Santo! Com o objetivo de dar visibilidade, vez e voz aos produtores de caprino e ovinocultura, o projeto foi lançado oficialmente na tarde de segunda-feira (15) no auditório da sede do Sistema Faes / Senar-ES, em Vitória. A proposta foi apresentada pelo zootecnista e instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (Senar-MG) em ovinos e caprinos, Luciano Piovesan Leme, que é o coordenador do projeto.

A expedição visa identificar os gargalos da criação de ovelhas, carneiros, cabras e bodes pelo país, reunindo dados que contribuam com a elaboração de políticas públicas e criação de projetos que favoreçam a caprino e ovinocultura, a partir de visitas e entrevistas a criadores, órgãos públicos e privados, instituições de ensino, laticínios e frigoríficos.

O Espírito Santo é o segundo estado a ser visitado pela expedição, dando sequência à Etapa Sudeste. Em solo capixaba serão percorridos cerca de 3.500 quilômetros, com parada nas 10 microrregiões do estado. A jornada no estado, que tem o apoio do Sistema e da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do ES (Accoes), deve durar cerca de um mês e meio para visitar 45 criadores em 25 municípios.

Após cada pesquisa feita, o projeto documenta e divulga em suas mídias sociais, entrevistas, reportagens e filmagens com cases de sucessos que demonstram as potencialidades da ovino e da caprinocultura em cada canto do Brasil.

O evento de lançamento na sede do Sistema contou com a presença do presidente da Federação da Agricultura do Espírito Santo (Faes) Júlio Rocha, do coordenador de pecuária da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Filipe Barbosa Martins, do presidente da Accoes, Sérgio Mendes, representantes de municípios capixabas e presidentes de Sindicatos Rurais de várias regiões do Estado, além de criadores de caprinos e ovinos.

Ovinocultura

Voltada para a produção de carne, de leite e de lã, a criação de ovelhas e carneiros é uma atividade em crescimento, com grande potencial econômico. De acordo com dados coletados em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o tamanho do rebanho no país é de 21.514.274 cabeças, tendo a Bahia a maior criação.

No Espírito Santo, ainda segundo o IBGE, o tamanho do rebanho é de 38.278 cabeças (2022). A maior produção do estado fica em Linhares, no norte capixaba.
Caprinocultura

A criação de bodes e cabras também é uma atividade importante no Brasil, voltada principalmente para a produção de carne e de leite. No Brasil, segundo os dados do Instituto, o tamanho do rebanho é de 12.366.233 cabeças (2022), sendo a maior criação também na Bahia.

Assim como na ovinocultura, Linhares também tem o primeiro lugar no quesito criação de caprinos entre os estados capixabas. No total, o Espírito Santo tem 9.503 cabeças em seu rebanho, de acordo com dados de 2022.

Expedição em terras capixabas

A Expedição Bééé Brasil teve início em outubro de 2023. O estado pioneiro foi Minas Gerais, onde 125 municípios foram visitados. Toda a jornada foi registrada nas redes sociais do projeto. Agora é a vez do Espírito Santo. Após missão cumprida no estado capixaba, a próxima parada será o Rio de Janeiro.

Saiba mais sobre a Expedição Bééé Brasil através do Instagram, Facebook e YouTube e acompanhe tudo o que acontece na ovino e caprinocultura em terras capixabas.

por Assessoria de Comunicação Faes

Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO