A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, na última sexta-feira (03), promoveu, na EMEFTI Bairro Altoé e na EMEFTI Professora Arlene Geraldo, o Feirão das Eletivas, momento em que os professores fazem a divulgação de eletivas para seus alunos, a fim de que os estudantes possam escolher aquelas com as quais mais se identificam.
O Feirão das Eletivas foi uma organização interna que aconteceu nas respectivas unidades de ensino das 13 horas e 20 minutos até as 15 horas.
Produção de histórias em quadrinhos, cultura afrobrasileira e popular brasileira, fotografia, caratê, produção de histórias em quadrinhos, poemas e textos jornalísticos, jogos educacionais de cartas e tabuleiro, artesanato em feltro e argila, crochê, vagonite, pintura em tecido, coral, meditação, slackline, dança e capoeira foram algumas das apresentações expostas feitas pelos professores para que os estudantes pudessem fazer sua opção com base em seus interesses.
A eletiva é um componente curricular da parte diversificada do currículo, em que, durante as aulas temáticas, propostas e elaboradas pelos professores e estudante através do Projeto de Vida, possibilitam a ampliação, diversificação e aprofundamento nos componentes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferecendo também outro componentes integradores como Experimentando o Mundo, Estudo Orientado, Empreendedorismo, Redação e as Eletivas.
Os professores não pouparam criatividade para aguçar a atenção das crianças e adolescentes, que, por meio de leitura e exposição de livros, revistas e jornais, sessão de filmes, cartazes, rodas de conversa e até um cardápio variado para conhecimento da culinária, passarão a ter duas aulas de 50 minutos de eletivas por semana, sempre às sextas-feiras. Em cada trimestre o estudante faz eletivas diferentes, concluindo três por ano.
Na ocasião, profissionais da Secretaria Municipal de Boa Esperança estiveram prestigiando o Feirão das Eletivas em Nova Venécia, a fim de conhecer a dinâmica das atividades da oferta em Tempo Integral, para implementação também naquele município.
Em 2022, Nova Venécia aderiu ao Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), que visa cumprir a meta 6 do plano Estadual e Municipal de Educação: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 30% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 15% dos alunos da educação básica.
Ascom | PMNV