Um tubarão-elefante foi capturado em imagens na região de Viana do Castelo, em Portugal, deixando os internautas totalmente surpresos. As fotos divulgadas pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos são verdadeiramente impressionantes.
Essa espécie, que pode atingir impressionantes 10 metros de comprimento, é considerada a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas do tubarão-baleia.
As fotografias que se tornaram viral mostram o tubarão com sua boca aberta, e os registros foram feitos próximo ao Parque Eólico Offshore de Viana do Castelo.
Normalmente, esse tipo de tubarão costuma ser avistado em áreas onde a água é abundante em alimentos. Surpreendentemente, o tubarão-elefante não tem receio de se aproximar de pessoas ou embarcações. Segundo a Direção-Geral, ele pode ser visto nadando próximo à superfície e até mesmo saltando para fora da água, assim como os golfinhos.
É importante ressaltar que o tubarão-elefante não é considerado perigoso. De acordo com informações divulgadas pelo órgão português, sua dieta consiste em krill, plâncton e ovas de peixe. Quando abre sua boca, ele suga a água e retém seu alimento, podendo filtrar mais de duas mil toneladas de água por hora.