Em Barra de São Francisco, o cardápio da merenda escolar é elaborado por nutricionistas, respeitando a faixa etária e os nutrientes necessários para cada fase da infância, mas vai além, com forte inserção de alimentos saudáveis e naturais no cardápio.
“Partindo do princípio de que crianças que tem hábitos alimentares adequados e estilo de vida saudável terão melhor qualidade de vida na fase adulta, a Administração Municipal de Barra de São Francisco através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) vem trabalhando com ainda mais atenção na inserção de alimentos saudáveis na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino”, explica a nutricionista Joyce Rodrigues dos Santos, responsável pela elaboração do cardápio da merenda escolar.
“Sempre incentivamos a ingestão de alimentos naturais, as crianças comem frutas (Banana, maçã, laranja, melancia…), legumes (inhame, batata-doce, abóbora, abobrinha, cenoura…) verduras (alface, couve, tempero verde), arroz, carne, e feijão, além de preparações diferenciadas como sanduiche natural, cachorro-quente com molho de frango e carne moída e iogurte.”
Joyce explica que existem também ações realizadas no ambiente escolar que contribuem para a formação de hábitos alimentares saudáveis e facilitam o consumo desses alimentos pelas crianças e adolescentes.
As 31 escolas do município recebem o cardápio e os alimentos necessários para produzi-lo. Além dos itens comuns da merenda escolar, adquiridos através de processos licitatórios, a alimentação conta com produtos adquiridos através do projeto da Agricultura Familiar, ou seja, produtos adquiridos de agricultores da cidade.
“O ambiente escolar é o local ideal para estimular o consumo de alimentos saudáveis, mas é importante que seja dado continuidade a este trabalho em casa, com atenção e auxilio dos pais. Devemos lembrar que o comportamento dos pais contribui para os hábitos alimentares de seus filhos”, finaliza a nutricionista.
Texto e foto: pmbsf