O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (24) três novos alertas, todos, para os municípios das regiões Norte e Noroeste do Espírito Santo. Todos os avisos são válidos até às 10h desta terça-feira (25).
O primeiro alerta, de cor laranja, representa perigo para acumulado de chuva. O aviso contempla as seguintes cidades capixabas: Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus. Nesses municípios, a previsão é de chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Segundo o Inmet, existe ainda o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco.
O segundo alerta, de cor amarelo, representa perigo potencial para tempestade, e abrange apenas a cidade de Baixo Guandu. A previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos 40-60 km/h, e queda de granizo. Existe o baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O terceiro alerta, também de cor amarelo, representa perigo potencial para chuvas intensas, e abrange os seguintes municípios: Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Colatina, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Ibiraçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Mantenópolis, Marilândia, Nova Venécia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, Sooretama, Vila Pavão e Vila Valério.
Segundo o Inmet, nessas cidades a previsão é de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Existe o baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu as seguintes instruções:
• Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
• Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
• Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A Parresia