Jaguaré: 1ª Descida Ecológica do Rio Barra Seca reúne praticantes de canoagem e apoiadores das causas ambientais

Com objetivo de promover consciência ambiental e o ecoturismo, Primeira Descida Ecológica do Rio Barra Seca, reuniu comunidades em evento que destacou a importância do rio para Jaguaré; evento contou com visitantes de cidades próximas

A Secretaria de Turismo de Jaguaré realizou neste domingo, 05 de março, a 1ª Descida Ecológica do Rio Barra Seca. O evento reuniu praticantes de canoagem e apoiadores das causas ambientais e contou com a participação do Comitê da Bacia Hidrográfica – CBH do Barra Seca e Foz do Rio Doce. Estiveram presentes o prefeito Marcos Guerra, que realizou a descida em um dos barcos, a secretária de Turismo Vera Backer, o vereador Tininha, a presidente do CBH, Poliana Peroni Carminatti, além de várias lideranças comunitárias.
“O rio ensina! Interessante perceber que, para que a descida seja tranquila, todos têm que ajudar em vários momentos. Isso nos mostra a importância de trabalharmos sempre juntos. E é assim que vamos continuar nossas parcerias pelo melhor para Jaguaré, para realizarmos eventos como esse e outros de muita importância para o município”, ressaltou o prefeito Marcos Guerra. O evento contou com visitantes de cidades vizinhas como São Mateus, Vila Valério e São Gabriel da palha.
Cada participante recebeu uma camisa oficial do evento, lanche, uma muda de árvore para plantio e saco para recolher resíduos sólidos do leito do rio. “O objetivo foi lembrar a todos a importância do rio para Jaguaré, além de promover a conscientização ambiental e o turismo ecológico. O resultado foi uma demonstração de participação cidadã de todos, dos que desceram o rio e das comunidades envolvidas”, destacou a secretária de Turismo Vera Backer. Ao final, foram plantadas de forma simbólica quatro mudas de ipê no pátio da Igreja Católica da Comunidade de São Sebastião (veja fotos na galeria).
Os participantes fizeram a concentração em frente ao Posto BKR, de onde saíram para o rio em direção à propriedade de José Calvi. Dali, deslizaram pelas águas do rio até a ponte velha de Barra Seca. As equipes também estão participando do concurso fotográfico “1ª Descida Ecológica do Rio Barra Seca – Uma declaração de amor ao rio visto de dentro para fora”, quando inscreverão até três fotos. O público poderá votar e escolher as 10 melhores fotos do evento. As 03 fotos mais votadas receberão uma cesta com produtos especiais agro artesanais de Jaguaré.

Texto e fotos: Prefeitura de Jaguaré

Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO