Menino de 8 anos finge não acordar para faltar à escola, e mãe chama Samu. Crédito: Shutterstock |
Um menino de oito anos fingiu estar desmaiado para não ir à escola e sua mãe, preocupada, acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Maringá, no Norte do Paraná. Após uma hora de tentativas de acordar o filho, a mãe ligou para o Samu por volta das 7h30, relatando que a criança não reagia. Uma ambulância do Samu com três profissionais foi enviada ao local, percorrendo cerca de 10 quilômetros.
No caminho para o atendimento, os socorristas imaginavam diversas possibilidades, desde hipoglicemia até mal súbito. No entanto, ao fazer a primeira avaliação, o médico percebeu que o paciente estava bem, pois a criança reagia ao mínimo estímulo e não apresentava alterações clínicas como pele fria ou roxa. O menino só “acordou” após ouvir que seria necessário fazer um teste de glicemia com uma agulha, que não indicou nenhuma anomalia.
O médico explicou que muitas vezes o Samu é acionado por situações que não exigem atendimento médico de urgência, como cólica renal, diarreia ou dor de ouvido. No caso do menino, ele simulou o desmaio apenas para evitar a ida à escola. A mãe acreditava que seu filho estava doente e em risco, mas tudo não passou de uma encenação.