Navios da Marinha do Brasil estão em Vitória e abrem domingo para visitação

 

Foto: Divulgação | Marinha do Brasil

Duas embarcações da Marinha do Brasil chegaram a Vitória, atracando no Porto da Capital na sexta-feira (21). Os navios, o Ary Rongel e o Guillobel, estarão abertos para visitação gratuita no domingo (23).

O Ary Rongel, carinhosamente apelidado de “gigante vermelho”, é de grande importância para a Marinha, sendo responsável por auxiliar nas atividades brasileiras na Antártica. Após um longo período de seis meses no continente gelado, ele parou no Espírito Santo para a troca da equipe.

Já o Guillobel é um navio mais novo, com apenas três anos, e esta foi a primeira parada que realizou fora do Rio de Janeiro. A missão desta embarcação é realizar o salvamento de submarinos com problemas, assim como suas tripulações. O navio chama a atenção pelo aparato à disposição dos mergulhadores, que podem chegar a 300 metros de profundidade.

Foto: Divulgação | Marinha do Brasil

O Ary Rongel foi incorporado à Marinha do Brasil em 25 de abril de 1994, dando início a uma nova fase do programa Antártico Brasileiro (Proantar). Sua missão é apoiar os subprogramas de Ciências da Atmosfera, Ciências da Terra, Ciências de Vida e Logística. Ele foi projetado para operar em regiões polares e tem a capacidade de navegar em campos de gelo fragmentado. Seu nome é uma homenagem ao Almirante de Esquadra Ary dos Santos Rongel, que dedicou sua vida ao desenvolvimento da Hidrografia na Marinha.

Já o Guillobel é o quarto navio de Socorro de Submarino da Marinha brasileira, seguindo os passos da Corveta Imperial Marinheiro e dos Navios de Socorro Submarino Gastão Moutinho e Felinto Perry. Seu nome é uma homenagem ao insigne submarinista, Almirante de Esquadra Renato de Almeida Guillobel, que ingressou na Escola Naval em 1908 e foi declarado Guarda-Marinha em 1910. Durante a Primeira Guerra Mundial, ele incorporou o esforço da Divisão Naval em Operações de Guerra, embarcado no Cruzador “Rio Grande do Sul”. Ele entrou na Força de Submarinos em 1921 e, no Comando do Contratorpedeiro Marcílio Dias, lutou na Segunda Guerra Mundial, incorporado à Força Naval do Nordeste.

Os navios estarão abertos para visitação pública no Porto de Vitória, no Espírito Santo, no domingo (23), das 14h às 17h, com entrada pelo portão em frente ao Palácio Anchieta.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui. 

Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO