No dia 7 de outubro, o Brasil celebra o Dia do Compositor, uma data de grande significado no cenário musical do país. Esta comemoração foi instituída em 1948, graças ao renomado compositor Herivelto Martins, como uma maneira de reconhecer e enaltecer os talentosos profissionais responsáveis por criar as melodias que embalam a alma da nação.
Ao longo dos anos, os compositores brasileiros têm desempenhado um papel fundamental na construção da identidade musical do Brasil, contribuindo com canções que atravessam gerações e fronteiras, levando a rica diversidade cultural do país para o mundo. De sambistas a músicos eruditos, de artistas populares a inovadores experimentais, todos eles têm em comum a capacidade de traduzir em notas e versos as emoções, histórias e sonhos do povo brasileiro.
Neste Dia do Compositor Brasileiro, destacamos a história de Kethurinn Grippa de França, mais conhecida como Kell França, uma cantora e compositora de Linhares que tem se destacado no cenário musical, cativando o público com seu talento e carisma.
Kell conta que sua paixão pela música surgiu ainda na infância. “Minha paixão pela música surgiu muito cedo, quando vi meus pais e familiares cantando e ouvindo músicas que tocavam no rádio naquela época. Comecei aos 3 anos de idade (conforme minha finada avó contava)”, lembra Kell.
A cantora, que já participou de vários concursos e realizou grandes parcerias, traz consigo algumas importantes referências musicais. “Tenho algumas referências que considero de grande valia em minha carreira, como a dupla Chitãozinho & Xororó, o cantor Luan Santana e nossa eterna rainha, Marília Mendonça”, afirma a cantora.
Sobre sua inspiração para compor, Kell compartilha: “Minha inspiração na hora de compor é variada. Muitas vezes, são situações que acontecem ao meu redor e tenho paixão por narrar esses acontecimentos. Em outros momentos, são apenas histórias que me contam, e eu as uno para criar novas músicas.”
“Composições da KF” é um projeto recente da cantora. Ela lançou a primeira edição deste quadro através de suas redes sociais, que foi considerado um grande sucesso. O objetivo do projeto é compartilhar canções inéditas da artista e incentivar novos talentos no mundo da composição.
Kell França destaca a importância dos compositores: “Passamos boa parte do nosso tempo ouvindo música, e nós, compositores, somos responsáveis por traduzir o que sentimos por meio da sensibilidade das letras e das histórias contadas.”
Ser mulher na música nem sempre é fácil, e há diversas barreiras a enfrentar. Kell França deixa uma mensagem especial: “Acredito que hoje seja um momento oportuno para discutir isso. Muitas coisas têm mudado, e acredito que, daqui para frente, veremos cada vez mais mulheres atuando em qualquer segmento, em qualquer área, felizes da vida, porque somos capazes!”
Expresso Notícias
Fotos: Arquivo Pessoal/Kell França