A cidade de Nova Venécia, no Norte do Espírito Santo, registrou sua primeira morte em decorrência da epidemia de gripe, provocada pela variante da Influeza A, nominada de H3N2. A informação é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que atualizou a contabilização dos mortos pela gripe no Estado. São 14 o número de mortos pela doença em solo capixaba. Todas as mortes ocorreram nos últimos meses de 2021, ainda não há óbito somado neste ano de 2022. Segundo a pasta, 11 dos mortos são pessoas idosas, veja o detalhamento por idades:
- Acima de 90 anos de idade: 02 (dois) óbitos;
- De 80 a 89 anos: 3 (três) óbitos;
- De 70 a 79 anos: 5 (cinco) óbitos;
- De 60 a 70 anos: 1 (um) óbito;
- Menores de 59 anos: 3 (três) óbitos.
- Cidades onde os mortos pela gripe residiam:
- Cariacica: 05 (cinco) mortos;
- Vitória: 02 (dois) mortos;
- Serra: 02 (dois) mortos;
- Cachoeiro de Itapemirim: 01 (uma) pessoa morta;
- Vargem Alta: 01 (uma) pessoa morta;
- Presidente Kennedy: 01 (uma) pessoa morta;
- Linhares: 01 (uma) pessoa morta;
- Nova Venécia: 01 (uma) pessoa morta.
Segundo a secretaria, em todo o Estado foram registrados 96 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em decorrência da gripe, e um total de 14 mortes. A previsão é que as vacinas contra gripe atualizadas para combater a nova variante da doença estejam disponíveis em março em todos os Estados brasileiros.
Nós solicitamos mais detalhes sobre a morte contabilizada em Nova Venécia à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e, à Prefeitura da cidade. A Prefeitura disse que não tem conhecimento sobre o caso. A Sesa, por sua vez, ficou de disponibilizar os detalhes nesta quinta-feira (13). A matéria será atualizada.
A Parresia