O sistema de videomonitoramento utilizado pela secretaria de Defesa Social de São Mateus está passando por um processo de modernização que conta, inclusive, com recursos federais, através de convênio com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Há cerca de 80 pontos monitorados pelo equipamento da Prefeitura, mas devido ao desgaste e depredação nem todos estão 100% operacionais.
Paralelamente ao processo de manutenção, que vem acontecendo desde fevereiro em todas as câmeras de vídeomonitoramento, estão sendo concluídas algumas modificações que se fizeram necessárias no plano de trabalho para aplicação do recurso.
TECNOLOGIA A SERVIÇO DA SEGURANÇA
Conforme a secretaria municipal de Defesa Social, a Central de Monitoramento será totalmente reestruturada, e para isso já estão sendo adquirindo computadores, monitores, mesa controladora, nobreaks e cabeamento, entre outros investimentos.
“Hoje as câmeras enviam imagens para o 13º Batalhão de Polícia Militar, onde é feito o monitoramento. Após a manutenção, a Polícia Civil também terá acesso às imagens e, com a finalização da primeira etapa de investimentos, todo o sistema terá uma grande melhora de desempenho” – destacou o secretário municipal de Defesa Social, Coronel Wagner.
Uma segunda fase do projeto prevê a expansão do número de pontos de monitoramento, e os recursos para a execução dessa fase ainda estão em fase de captação.
AÇÕES DO MUNICÍPIO VÃO ALÉM DO VIDEOMONITORAMENTO
A maior parcela de responsabilidade pela segurança pública, inclusive definida na Constituição Federal, ainda é do Governo Estadual, mas a segurança vem recebendo crescente atenção da Prefeitura em São Mateus.
Um avanço importante, depois da criação da Guarda Patrimonial, foi a municipalização do trânsito, com a parceria do Departamento Estadual de Trânsito e da Polícia Militar.
PLANO MUNICIPAL SEGURANÇA
Outra pauta que vem recebendo especial atenção do Executivo Municipal é o Plano Municipal de Segurança Urbana, fundamental para a celebração de convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça.
Hoje, a cidade conta com seis viaturas da Guarda e duas do Trânsito das 07h às 19h. Das 19h às 07h há seis viaturas patrulhando toda a Cidade. Guriri, que é o segundo maior aglomerado urbano do Município, tem uma viatura 24h/dia no Lado Sul e no Lado Norte.