Produtor Rural de São Domingos, Wagner Canal, recebe certificado do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2021

Prêmio destaca as melhores práticas de preservação ambiental



Mais uma conquista! Marcio Wagner Canal de São Domingos do Norte, recebeu na noite de terça-feira (26), o certificado de 1º lugar na categoria Produtor Rural, referente ao Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2021. A cerimônia de premiação aconteceu no Cerimonial Simonassi em Colatina.
O projeto premiado foi a “Recuperação de área degrada e uso sustentável da propriedade”.

No Sítio Santa Rita, localizado no Córrego da Saúde, Wagner e sua família vem realizando um trabalho de restauração florestal, além de desenvolver diversas atividades que promovem a agricultura familiar.
De acordo com o produtor, o sítio possui uma área total de 23,5 ha, na qual parte, foi separada para restauração florestal, compreendendo uma área de aproximadamente 5 ha onde já foi plantada aproximadamente 75 mil árvores nativas de 200 espécies diferentes. A área envolve uma nascente e consequentemente a cabeceira de um córrego. O objetivo principal nesta área é alcançar o equilíbrio ambiental, com a proteção do solo, produção de água, atração da fauna silvestre e melhoria do microclima local.

Além da área separada para restauração florestal com espécies nativas, nas demais áreas da propriedade houve a preocupação em aumentar a diversificação das culturas agrícolas e plantio de espécies frutíferas para atrair a fauna silvestre e melhorar o equilíbrio ecológico.
Na propriedade se cultiva café, pimenta do reino, hortaliças em sistema hidropônico, flores ornamentais suculentas além de outras menos expressivas, como palmito pupunha, citros e seringueira. A propriedade conta também com a criação de abelhas, chegando a cerca de 40 espécies de abelhas silvestres além da tradicional abelha Européia Africanizada. A diversificação das espécies, especialmente as nativas, trazem um importante papel ambiental, pois resgata as interações mutualísticas, principalmente na polinização das plantas.


Foram premiadas as categorias:
• Produtor Rural;
• Sociedade Civil;
• Poder Público;
• Empreendedor Ambiental (empresas);
• Práticas Sustentáveis do 1º ao 9º ano Escolar.
Realizado pela TV Gazeta Sul (Rede Gazeta), desde 2012, o prêmio tem se desdobrado e gerado tantos bons resultados que foi estendido para outras regiões do Estado, tendo a sua 1ª edição de premiação, nas regiões Norte e Noroeste do ES.
O foco do Prêmio é difundir as “Experiências de sucesso na preservação e recuperação dos recursos naturais (solo, água, fauna e flora)”, envolvendo em especial produtores rurais, prefeituras, escolas, empreendedores e sociedade civil, despertando as pessoas para a importância do uso consciente e sustentável do meio ambiente.

Expresso Notícias
Fotos: Divulgação/Wagner Canal

Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO