Profissional destaca os impactos das emoções na saúde física e mental e dá dicas para manter o equilíbrio emocional
Durante uma conversa sobre o tema, o Psicólogo Marcelo Dal’Col abordou a importância do cuidado emocional para a saúde e bem-estar. Segundo ele, as emoções podem afetar não só a saúde mental, mas também a física.
“Não adianta você ignorar as emoções, uma hora ou outra sua mente conta tudo para o seu corpo”, alerta o especialista.
Marcelo Dal’Col ressalta que a expressão de emoções positivas está relacionada a uma melhor saúde e sobrevivência, enquanto as emoções negativas podem resultar em diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, autoimunes e câncer, além de afetar a imunidade e facilitar o surgimento de doenças infecciosas.
O Psicólogo destaca que as emoções podem causar reações fisiológicas, como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga e tensão muscular, e liberar hormônios como endorfina e cortisol.
Para Dal’Col, o gerenciamento das emoções é fundamental para enfrentar as adversidades do cotidiano. Ele destaca que a psicoterapia é indicada para todas as idades e não deve ser vista apenas como uma prática para quem apresenta distúrbios emocionais ou transtornos psiquiátricos.
O profissional dá algumas dicas para manter o equilíbrio emocional, como praticar exercícios físicos, ter uma alimentação saudável, dormir bem, meditar e buscar atividades que proporcionem prazer e satisfação.
“A saúde emocional é tão importante quanto a saúde física. É preciso cuidar do corpo e da mente”, conclui Dal’Col.
Expresso Notícias