
A 5ª Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2025) promete ser uma edição histórica, com inovações que reforçam o protagonismo do Espírito Santo no cenário do turismo rural nacional. Realizada entre os dias 14 e 17 de agosto, em Pindobas, Venda Nova do Imigrante, a Feira contará com uma programação diversificada voltada para valorizar a cultura, a gastronomia, as belezas naturais e o potencial produtivo das Montanhas Capixabas.
Com mais de 130 expositores e espaço 70% maior do que o da edição anterior, a estrutura física deste ano ocupa 4.000 m² de montagem em um terreno de 6 hectares, ampliando a capacidade de receber visitantes e gerar negócios. Em 2024, o evento movimentou R$ 5,5 milhões e atraiu cerca de 20 mil pessoas. O credenciamento é gratuito. Na última sexta-feira (25), foi divulgada a lista de empreendimentos selecionados para a edição de 2025.
Entre os principais destaques da programação está o 1º Seminário Estadual de Vinhos de Inverno, no dia 15 de agosto. A iniciativa busca apresentar o potencial da produção de vinhos finos com uvas adaptadas ao cultivo fora de época, com foco no desenvolvimento sustentável, geração de renda e fortalecimento do turismo. “Queremos divulgar um projeto com resultados comprovados, que se conecta à maturidade turística das Montanhas Capixabas”, explica o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo.
O evento marca também o lançamento do zoneamento estadual para cultivo de uvas, instrumento técnico que identifica as regiões ideais para a produção de vinhos no Espírito Santo, como Pedra Azul e Caparaó. Além de palestras técnicas e painéis de capacitação, o seminário contará com uma visita guiada à propriedade Quinta dos Manacás e experiências sensoriais com vinhos artesanais locais. A organização é fruto da parceria entre Sebrae/ES, Seag, Incaper e Vitácea Brasil.
A relevância desta edição da RuralturES 2025 está na oferta inédita de experiências imersivas e interativas, pensadas para envolver o público em diferentes aspectos do turismo rural. No “Espaço Experiência”, os visitantes poderão participar da “Harmonização de Cafés” e da “Harmonização de Uvas de Inverno”. Outras vivências incluem a “Experiência Casa Nostra”, lançada na edição passada; a “Passarinhada” no entorno natural da Feira e a “Expedição Tropeira”, realizada em área exclusiva.
“A RuralturES valoriza as identidades locais e fortalece o turismo rural como vetor de desenvolvimento. Nossa expectativa para 2025 é proporcionar uma vivência ainda mais rica, que conecta produtores, visitantes e comunidades com experiências autênticas e transformadoras”, afirma Valdeir Nunes, presidente do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB). A Feira é realizada pelo MCC&VB e Sebrae/ES, com apoio da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e da Agrotures.
Marque na sua agenda: de 14 a 17 de agosto, venha explorar a verdadeira essência do turismo rural na RuralturES 2025! Nos vemos em Pindobas!
Sobre o MCC&VB- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma Instância de Governança sem fins lucrativos que colabora para o desenvolvimento sustentável do turismo nos dez municípios da região associados: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
A entidade é mantida pela iniciativa pública (prefeituras, governo do Estado, através das secretarias de Turismo, no Governo Federal, com o Ministério de Turismo, Embratur/e órgãos do Sistema S) e privada, com a contribuição das mensalidades de associados e patrocínios. Foi constituída em 05 de maio de 2006, sob a forma de associação, e tem por objetivo a captação e geração de eventos de alcance regional, nacional e/ou internacional, o desenvolvimento do turismo nas suas diversas modalidades, a defesa e proteção do meio ambiente, do artesanato e do patrimônio cultural artístico, religioso, histórico e do turismo rural da Região Turística Montanhas Capixabas.
A missão do Convention está em consonância com o programa de Regionalização do Ministério do Turismo que visa descentralizar as ações e assim trabalhar os municípios com características similares de forma regionalizada, construindo um destino turístico com planejamento e organização. A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (presidente), Ana Venturim Porto (vice-presidente de Administração e Finanças), Leandro Carnielli (vice-presidente de Relações Institucionais), Cláudio Chieppe (vice-presidente de Sustentabilidade e Inovação) e Andreia Rosa (diretora executiva).

Acompanhe todas as informações também no Instagram @ruraltures e no site www.ruraltures.com.br
Por AssCom RuralTurES