Seca se agrava no Espírito Santo, Minas, São Paulo e Rio de Janeiro

 

Foto: Getty Images

A última atualização do Monitor das Secas, coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), com o apoio da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), mostra que entre junho e julho, a severidade da seca aumentou simultaneamente no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio De Janeiro e São Paulo.

unnamed
No Espírito Santo e no Rio de Janeiro, a seca moderada reapareceu, enquanto em Minas Gerais e São Paulo, a seca grave voltou a se manifestar. Como resultado, a área afetada pela seca grave alcançou novamente 8% da região, e a extensão de seca moderada no Sudeste aumentou de 27% para 31%, refletindo uma intensificação regional do fenômeno.

unnamed (1)

Em termos de áreas com seca, entre junho e julho, Minas Gerais registrou um aumento da área com o fenômeno, que passou a estar presente em todo o estado. O Espírito Santo seguiu com seca na totalidade de seu território, o Rio de Janeiro seguiu com o fenômeno presente em 84% do estado e São Paulo continuou com seca no patamar de 92% de sua área. Com o quadro de MG, a região Sudeste teve um aumento da área total com seca, que passou de 83% para 97% de seu território. A seguir estão os destaques por estado da região Sudeste em julho.

parte1

parte2

parte3

por Instituto Climatempo

Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO