A Secretaria de Turismo (Setur), por meio do Observatório de Turismo do Estado do Espírito Santo, vai realizar na noite do Réveillon, neste sábado (31), uma pesquisa para identificar o perfil do turista. A partir de domingo (1º), será iniciada a coleta de informações referentes à temporada do Verão 2023. O trabalho será desenvolvido pela Consulting Brasil – Consultoria e Inteligência em Negócios e monitorado em tempo real pelo Observatório.
Na noite de Ano Novo, a pesquisa vai ocorrer nos municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Anchieta e Conceição da Barra. Já em relação à temporada do Verão 2023, a coleta de informações será realizada em 17 cidades capixabas integrantes de seis regiões turísticas.
“Este é um trabalho importante do nosso Observatório de Turismo, que consegue, por meio destas pesquisas, conhecer o perfil de quem escolhe o Espírito Santo nestas datas. Por haver uma série histórica deste trabalho, é possível visualizar as mudanças tanto no perfil do turista quanto na avaliação dos serviços disponibilizados pelo setor”, destacou o secretário de Estado de Turismo, Fernando Rocha.
Destinos
As entrevistas no Réveillon serão realizadas nas orlas das cidades definidas pela Setur e, do dia 1º até 17 de janeiro de 2023, vão acontecer nos principais atrativos turísticos de cada município, de acordo com a definição para o desenvolvimento do trabalho. A empresa contratada vai realizar a coleta digital, por meio de tablets ou smartphones. Toda a pesquisa será monitorada por meio desse sistema informatizado e em tempo real pela Setur.
Basicamente, as abordagens vão buscar informações sobre a origem dos turistas, o gasto médio, os hábitos de consumo em viagem, como organizaram a viagem, a avaliação dos destinos e os equipamentos turísticos, além do perfil socioeconômico do turista nesta época do ano.
Confira os municípios onde a pesquisa no Réveillon e referente à temporada do Verão 2023 será realizada:
– Região Turística Metropolitana: Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari;
– Região Turística Montanhas Capixabas: Domingos Martins;
– Região dos Imigrantes: Ibiraçu (Grande Buda);
– Região do Verde e das Águas: Aracruz, Conceição da Barra, Linhares e São Mateus;
– Região do Caparaó: Dores do Rio Preto, Divino de São Lourenço, Iúna;
– Região Turística da Costa e da Imigração: Anchieta, Itapemirim, Marataízes e Piúma.
Os resultados das pesquisas serão divulgados no site do Observatório do Turismo do Estado do Espírito Santo: https://observatoriodoturismo.es.gov.br/.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Setur