Nos últimos dias, o sol vermelho tem sido avistado em várias regiões do Espírito Santo, com imagens a circular nas redes sociais e a despertar curiosidade entre os internautas.
Colatina, conhecida por um dos pores do sol mais deslumbrantes do mundo, chamou a atenção com o registo de um sol avermelhado, em contraste com os bancos de areia visíveis no Rio Doce.
Especialistas apontam que este fenómeno do ‘sol vermelho’ pode ser causado pela presença de partículas de fumaça, poeira e gases na atmosfera, um possível sinal de má qualidade do ar. A tonalidade avermelhada ocorre porque a cor vermelha se dispersa menos no ar, atingindo com maior facilidade os olhos humanos. Quanto mais intensa a cor, maior a concentração de poluentes.
A interação entre os raios solares e as partículas de poluição, intensificada pelas queimadas na vegetação e pela seca, é responsável pela coloração característica. Embora o cenário seja visualmente impressionante, é também um alerta sobre os problemas ambientais que a região enfrenta.
por Expresso Notícias