Sol Vermelho no Espírito Santo ganha destaque nas redes sociais: como a seca e a poluição influenciam o fenômeno!

Nos últimos dias, o sol vermelho tem sido avistado em várias regiões do Espírito Santo, com imagens a circular nas redes sociais e a despertar curiosidade entre os internautas.

 

Por do sol em Colatina- Foto: Divulgação: Redes Sociais/@foto_ju

 


Serra-ES (Divulgação Redes Sociais| @caiothadeu)

Colatina, conhecida por um dos pores do sol mais deslumbrantes do mundo, chamou a atenção com o registo de um sol avermelhado, em contraste com os bancos de areia visíveis no Rio Doce.

Imagem que mostra bancos de areia em Colatina. (Divulgação | Glaucia Gaviorno)
@glaucia.gaviorno

Especialistas apontam que este fenómeno do ‘sol vermelho’ pode ser causado pela presença de partículas de fumaça, poeira e gases na atmosfera, um possível sinal de má qualidade do ar. A tonalidade avermelhada ocorre porque a cor vermelha se dispersa menos no ar, atingindo com maior facilidade os olhos humanos. Quanto mais intensa a cor, maior a concentração de poluentes.

A interação entre os raios solares e as partículas de poluição, intensificada pelas queimadas na vegetação e pela seca, é responsável pela coloração característica. Embora o cenário seja visualmente impressionante, é também um alerta sobre os problemas ambientais que a região enfrenta.

por Expresso Notícias

 

Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO