A necessidade de voltar às origens, ficar mais próximo da família e uma ideia para lá de original, trouxe a Barra de São Francisco o fisioterapeuta Douglas Wilke Alves, 36 anos, que estava morando em Belo Horizonte (MG), onde era motorista de ônibus.
“Minha família é toda de Barra de São Francisco, sou neto do senhor Ninico do Areal, ali na cabeceira da ponte do rio São Mateus. Vim para cá com essa ideia na cabeça, montar um sistema de fisioterapia ambulante, algo que pudesse me trazer sustento e dar mais qualidade de vida às pessoas, principalmente da Terceira Idade e do interior”, descreve o fisioterapeuta.
A ideia foi apresentada ao prefeito Enivaldo dos Anjos (PSD), no final de 2021 e, já em 2022 a empresa de Douglas, a Superar – Academia para todos Ltda começou a atuar, principalmente no interior, em Paulista.
Agora, a empresa dele, diante da demanda crescente pelos serviços no interior do município adquiriu e adaptou mais um ônibus para atender à demanda.
“Já tem um ano e 4 meses que ganhamos a licitação. Somos o único a fornecer este tipo de trabalho na região, com fisioterapia e Pilates. Trabalhamos com um mês em cada distrito, mas estamos já há 3 meses em Paulista devido à demanda ser grande e atender toda a região em volta como o Barro Preto, Itaperuna, córregos do Engenho e do Fuzil, entre outros. Recebemos demanda dos Posto de Saúde e também do Posto Central (Pavilhão), que são encaminhados pelo médicos, além de oturas áreas”, descreve Douglas.
Além de ofertar fisioterapia, o ônibus também leva Pilates para as comunidades mais distantes da sede do município.
Douglas Alves Wilke tem como colaboradores, Angélica Soares Wilke e Adalto Alves Carneiro.
“É preciso registrar que essa novidade busca levar a saúde para mais perto do cidadão”, disse Elcimar de Souza Alves.
E continua: “Nossa ideia é original e não existe no Brasil, com o método Pilates. Apenas São Paulo tem um projeto parecido, mas só oferece a fisioterapia tradicional”, concluiu o fisioterapeuta.
“Aqui em Paulista, as atividades de fisioterapia acontecem nas quartas e quintas-feiras, totalizando 25 atendimentos por dia. A unidade móvel de fisioterapia contribui bastante no atendimento à população”, comenta a fisioterapeuta responsável pelo atendimento em Paulista, Viviane Caliari.
PMBSF