# TBT:Kátia_loosecroche: a história de superação da empreendedora de Pancas que transformou o amor pelo crochê em um negócio de sucesso

Foto: Arquivo Pessoal

Kátia Gueis Loose da Silva é uma jovem moradora da cidade de Pancas-ES que se destacou no mundo do artesanato graças ao seu talento com o crochê e sua determinação em empreender na área. Desde criança, Kátia demonstrava interesse por artesanato e sempre quis aprender a fazer crochê, mas não encontrava alguém que pudesse lhe ensinar.

“Desde criança sempre amei artesanato e já fiz de tudo um pouco na área de pintura, costura. Mas sempre tive a vontade de aprender fazer crochê, mas nunca encontrava alguém que me ensinasse. Em um belo dia, encontrei uma senhorinha que, na verdade, morou durante alguns meses perto de mim e me ensinou como fazer a correntinha e os pontos altos. Aí não quis parar por ali. Eu ia a cerca de 2 km retirado da minha casa baixar vídeo no YouTube porque não tinha internet. Então, pegava a internet na casa de uma amiga minha e baixava vídeos pelo YouTube. Sempre fui fazendo durante alguns meses. Com o passar do tempo, coloquei a internet na minha casa e fui me aperfeiçoando cada vez mais pelo YouTube, e hoje é muito raro eu pegar vídeo no YouTube para fazer tal peça. Consigo fazer normalmente olhando pela foto. Eu me encantei pelo crochê quando comecei as primeiras correntinhas, não quis mais parar. Sempre fui assim, persistente em querer aprender cada vez”, conta Kátia.

Em um momento de sobrecarga como mãe e trabalhadora, Kátia decidiu empreender no mundo do crochê e começou a vender suas peças para amigas. “Alguns anos atrás, quando minha filha tinha 8 meses, eu trabalhei durante dois anos em média numa empresa de cosméticos. Eu me saía muito bem, mas ficava muito sobrecarregada com criança pequena, dona de casa, mãe, esposa. Para dar conta de tudo e ainda empreender não era fácil. Foi aonde que eu resolvi sair da empresa e ficar na área do crochê e comecei a vender para algumas amigas e vi que era uma coisa boa, era mais fácil para lidar com meus afazeres. Então, resolvi empreender nessa área”, relembra Kátia.

Nos primeiros meses, ela enfrentou dificuldades para divulgar, vender e conseguir clientes, mas sua persistência e a qualidade de suas peças começaram a conquistar a confiança de seus primeiros compradores. Com o tempo, seus clientes passaram a indicar seus trabalhos para amigos e familiares, e Kátia decidiu criar um perfil no Instagram e Facebook.

Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Foto: Arquivo Pessoal
“Nos primeiros meses não foi fácil divulgar, vender e conseguir clientes, mas depois de alguns meses, os próprios clientes contavam para os amigos que tinham comprado de mim e tinham gostado bastante. Consequentemente, acabavam fazendo as vendas para mim e chegavam essas pessoas através desses clientes. E aí foi onde resolvi montar um Instagram e um Facebook para ser uma vitrine e poder divulgar. Agora, recentemente, criei um canal no YouTube onde divulgo minhas peças”, afirmou Kátia.
Novos projetos: “Já fiz vendas para o Paraná, Bahia, Vitória e para fora do Brasil já vendi para os EUA. E hoje tenho uma demanda bem grande em relação às minhas encomendas e quero cada dia mais me aperfeiçoar e melhorar, porque conhecimento nunca é demais! Não tenho um ateliê físico ainda, mas estou com planos de estar montando esse ano, se Deus quiser. Mas vendo pela internet, pelo WhatsAppFacebook e Instagram e envio pelo correio”, finalizou.
Foto: Arquivo Pessoal

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

 
Expresso Notícias

 

Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO