Vitória: Parceria entre centro de educação infantil e Ifes promove aprendizado lúdico

Parceria entre centro de educação infantil e Ifes promove aprendizado lúdico
Crianças do Cmei TI Maria Goretti Coutinho Cosme aprendem de forma lúdica por meio de parceria com o grupo de pesquisa em práticas pedagógicas de Matemática (Grupem) do Ifes. Foto: Divulgação
Crianças do Cmei TI Maria Goretti Coutinho Cosme aprendem de forma lúdica por meio de parceria com o grupo de pesquisa em práticas pedagógicas de Matemática (Grupem) do Ifes.(ampliar)

Fomentar o aprendizado lúdico e divertido, explorando o mundo e as múltiplas linguagens por meio das brincadeiras faz parte da Educação Infantil. Nesse sentido, uma parceria entre o Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Maria Goretti Coutinho Cosme, que fica no bairro Cruzamento, e o grupo de pesquisa em práticas pedagógicas de Matemática (Grupem) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) proporcionou uma vivência divertida e repleta de aprendizagem para as crianças.

Os pequenos dos grupos 5 e 6 participaram de oficinas realizadas durante a “Semana da Matemática”, com foco em conteúdos de geometria, no laboratório de ensino de matemática (Lem) do Ifes. Por meio de uma linguagem lúdica, foi apresentado o livro de literatura infantil “Os animais do mundinho”, da autora Ingrid Biesemeyer.

A história foi o ponto de partida para a introdução de uma sequência de atividades utilizando o Tangran, um antigo jogo de quebra-cabeça chinês, que consiste na formação de figuras e desenhos por meio de peças que têm formas geométricas. A dinâmica teve o objetivo de permitir aos pequenos reconhecem as variadas formas geométricas e também a relação de tamanho entre as peças, e foi muito bem recebida pelas turmas.

“Foi legal. Fizemos cachorrinho, macaco e galinha com as pecinhas de matemática”, disse Thales Araújo.

“A gente ganhou um brinquedo e fez as formas. A gente também desenhou. Foi muito legal!”, expressou a pequena Caroline Alves.

“Eu gostei. Foi muito legal termos ido no Ifes para fazer bloquinhos de animais e aprender”, contou Wemerthon Rangel.

“Eu gostei da historinha e do Tangram”, afirmou Ana Carolina.

Para a equipe pedagógica do Cmei, a parceria com o Ifes oportuniza uma ótima experiência de aprendizagem lúdica, trazendo um olhar diferenciado para a introdução da matemática na primeira infância.

Foto Divulgação
Parceria entre centro de educação infantil e Ifes promove aprendizado lúdico
Crianças do Cmei TI Maria Goretti Coutinho Cosme aprendem de forma lúdica por meio de parceria com o grupo de pesquisa em práticas pedagógicas de Matemática (Grupem) do Ifes. Foto: Divulgação
Crianças do Cmei TI Maria Goretti Coutinho Cosme aprendem de forma lúdica por meio de parceria com o grupo de pesquisa em práticas pedagógicas de Matemática (Grupem) do Ifes.(ampliar)

“Essas experiências aproximam as crianças, professores e comunidade com o espaço do Ifes, além de proporcionar boas oportunidades de aprendizagem. As crianças ficaram muito contentes com o presente que receberam, um kit com Tangran produzido por estudantes de Matemática que integram o Grupem. Essa parceria entre Ifes e o Cmei está integrada a projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Grupem e vinculadas a importantes agências de fomento e apoio às pesquisas científicas”, ressaltou a diretora da unidade de ensino, Angela Caliman.

“A parceria com o Ifes é de grande importância para o desenvolvimento de nossas crianças e contribuição para o fazer pedagógico no espaço do nosso Cmei. Com o intuito educativo e na perspectiva do conhecimento da matemática com outro olhar. As crianças que ficaram encantadas em estar naquele momento vivenciando experiências diferentes”, destacou a professora Adina Maria Schultz Santos.

“O Cmei fez uma parceria com o Ifes, por meio da qual utilizamos seu espaço de experiência matemática. Pude observar a importância dessa dinâmica no desenvolvimento das crianças. Foi muito divertido, as crianças estavam muito interessadas em montar as figuras geométricas. Foi um momento produtivo para nosso grupo. Em diálogo com meus pequenos pude ver o brilho no olhar ao descobrir novos espaços de aprendizagem. O aprender, o cuidar, o brincar faz parte do cotidiano. A turma amou a experiência”, pontuou a professora Fabia Cristina Corrêa.

Prefeitura de Vitória

Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO