Emocionada, a chefe do executivo falou aos pais e alunos da escola Izaura, mostrando sua satisfação em lograr êxito, junto a sua equipe. “Mais um sonho está se concretizando em nossa cidade, a tão sonhada escola de tempo integral abre suas portas hoje, e pode acolher nossos alunos…”
Na última sexta-feira (3), deu-se a largada para os próximos 200 dias letivos aos 2045 alunos da Rede Municipal de Ensino em Boa Esperança. O secretário de Educação, Roberto Telau, e a prefeita, Fernanda Milanese, visitaram todas as escolas da rede, anunciando diversas novidades e dando as boas-vindas aos alunos, pais, servidores e toda comunidade escolar do município.
Uma das grandes conquistas anunciada pela gestão foi dedicada a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Izaura de Almeida Silva”, localizada no bairro Nova Cidade, que neste ano, passou a ser a primeira escola municipal a ofertar tempo integral para alunos do Ensino Fundamental, ampliando a quantidade de aulas, matérias e possibilitando uma melhor imersão ao conteúdo para os alunos. No primeiro dia de aula, a escola acolheu cerca de 250 alunos matriculados no tempo integral (1º ao 5º ano) e os alunos do ensino parcial (6º ao 9º ano), famílias e comunidade escolar, foram recebidos com uma calorosa acolhida, mensagens, palmas… a escola estava toda decorada para recepcionar os estudantes. O tempo integral não objetiva somente a ampliação do tempo escolar, mas também dos espaços educativos, dos conteúdos do currículo, das situações de aprendizagem e do olhar do sujeito em sua integralidade, contemplando o desenvolvimento de competências e habilidades importantes para a formação integral do estudante.
Emocionada, a chefe do executivo falou aos pais e alunos da escola Izaura, mostrando sua satisfação em lograr êxito, junto a sua equipe. “Mais um sonho está se concretizando em nossa cidade, a tão sonhada escola de tempo integral abre suas portas hoje, e pode acolher nossos alunos. Uma das nossas maiores metas é em busca de uma Boa Esperança melhor, um futuro promissor, por isso estamos constantemente investimento na educação de nossas crianças, jovens e adultos, não só na sala de aula, mas com cursos profissionalizantes.” disse a prefeita, Fernanda Milanese. O Secretário Municipal de Educação, Roberto Telau, enfatizou em sua fala que a abertura das matrículas de tempo integral na rede municipal de ensino coloca o município de Boa Esperança em evidência, por sua preocupação em ofertar um ensino de qualidade, que venha em encontro às reais necessidade das comunidades.
Além de profissionais com carga horária exclusiva e desse incremento no desenho institucional e educacional, um aspecto fundamental da Escola de Tempo Integral é a centralidade do projeto de vida do estudante. Esse é tomado como centro de todas as ações pedagógicas, o que significa promover, apoiar e amadurecer, junto com os estudantes, seus sonhos e expectativas para o futuro. A Escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral, ainda tem como objetivo reduzir o número de reprovações, abandonos e evasões escolares. Dentre todos esses benefícios educacionais, a implantação da Educação em Tempo Integral contribuirá na redução de vulnerabilidades sociais, ao oportunizar a todo estudante matriculado, alimentação frequente e balanceada, visto que, durante o período de permanência na escola o aluno pode vir a receber até quatro refeições diárias.
A escola Izaura também recebeu novos materiais para auxiliar na melhoria do ensino da unidade, dentre os recebidos estão: moveis novos, Ar condicionado, Smart Tv´s, câmeras de vigilância e profissional vigilante para acompanhar quem entra e que sai da escola. Na ocasião a prefeita também anunciou que em breve a unidade escolar passará por reformas.
PMBE