Nesta quinta-feira, 8 de maio de 2025, a Igreja Católica anunciou a escolha de Robert Francis Prevost como seu novo líder espiritual, assumindo o título de Leão XIV. A tradicional fumaça branca, indicando o fim do conclave, surgiu da Capela Sistina às 13h08 (horário de Brasília), marcando a decisão dos 133 cardeais reunidos para eleger o sucessor de Papa Francisco, que faleceu em abril deste ano.
O cardeal protodiácono Dominique Mamberti oficializou o anúncio com o tradicional “Habemus Papam”, direto do balcão da Basílica de São Pedro. Prevost, que até então atuava como bispo nos Estados Unidos, agora se torna o 267º pontífice da Igreja Católica.
Ao adotar o nome Leão XIV, ele revive uma linhagem papal notável, cuja última referência foi Leão XIII, líder da Igreja no final do século XIX. A rapidez da eleição surpreendeu analistas, pois o conclave começou sem um favorito definido.
Com Leão XIV, a Igreja entra em uma nova era, despertando expectativas sobre as direções e decisões que marcarão seu pontificado.