Com mais de 5.000 pessoas no primeiro fim de semana, evento reafirma sua importância para o calendário cultural do Espírito Santo; programação segue até domingo (20), em Campinho e Pedra Azul

O 30º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins entra na reta final com uma maratona de shows, dança, oficinas pedagógicas e apresentações para todos os públicos — tanto em Campinho quanto em Pedra Azul. Um dos grandes destaques da programação é o aguardado show da banda 14 Bis, no domingo (21), às 21h, no Palco Principal, com clássicos como “Planeta Sonho” e “Linda Juventude”, encerrando com brilho a celebração das três décadas de festival.
Nesta quinta-feira (17), o público poderá aproveitar apresentações do Grupo de Percussão da Fames, música popular brasileira com os professores do festival e o show de Graciella D’Ferraz e Banda, no Palco Principal. A partir de sexta (18), estão previstos recital de canto lírico, Big Band, Dona Fran e o tradicional Palco Livre.
O sábado (19) promete ser um dos dias mais intensos. A Camerata SESI sobe ao palco com o espetáculo “Rockestra – Rock Brasil”, às 21h. A Orquestra Jovem de Violões também homenageia o centenário do capixaba Mauricio de Oliveira, e à meia-noite o grupo Macucos encerra a noite. Em Pedra Azul, a programação paralela inclui shows de Tati Celeste e Douglas Canta Erasmo.
Já no domingo (20), além do show da banda 14 Bis, o público poderá conferir apresentações de dança folclórica alemã, Luiza Dutra, a Banda da Polícia Militar com Alexandre Borges, e a cantora norte-americana Nina Marie — que já encantou o público no primeiro fim de semana acompanhada do grupo Jazz Collective.
Enquanto isso, seguem até a próxima sexta-feira (18) as oficinas pedagógicas, reunindo estudantes de música de todas as idades. Neuzamaria Kerner, escritora e aluna da Escola de Música local, descreve o momento com emoção. “A cidade está com um brilho incomum. Músicos de todos os lugares transitando com seus instrumentos, vozes em coro agradecendo à vida. A música é o silêncio divino!”
Sucesso de público
O Festival de Inverno começou no último dia 11 com a cerimônia de abertura em Campinho, onde o Sebrae/ES lançou oficialmente a marca turística de Domingos Martins. Presentes autoridades locais, estaduais e representantes de instituições parceiras como o diretor do Sebrae/ES, José Eugênio Vieira, e o diretor regional do Sesc/ES, Luiz Henrique Toniato.
O Starlight Concert foi um dos pontos altos do primeiro fim de semana. No sábado (12), o espetáculo intimista à luz de velas reuniu 400 pessoas em Pedra Azul. No domingo (12), mais de 2.000 pessoas lotaram o Palco Principal de Campinho em uma fusão vibrante de clássico e contemporâneo. “Encerramos a noite de domingo com um espetáculo inesquecível. Foi mágico”, descreveu Andreia Rosa, diretora executiva do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB).
Também no sábado, o grupo norte-americano Jazz Collective foi ovacionado em sua performance. A vocalista Nina Marie, natural de Miami e filha de capixabas, encantou o público com sua potência vocal e carisma. No mesmo dia, o cantor Leo Jaime, com o show “#Desplugado”, fez o público recordar sucessos como “Gatinha Manhosa” e “Mensagem de Amor”.
O diretor regional do Sesc/ES, Luiz Henrique Toniato, ressaltou o papel mais ativo da instituição no evento este ano. “Estamos colocando uma mão pesada no desenvolvimento do turismo e da economia criativa do Espírito Santo por meio do trabalho da Fecomércio, Sesc, Senac e da Câmara Empresarial do Turismo. Temos orgulho de poder contribuir com esse desenvolvimento.”
A secretária de Cultura e Turismo de Domingos Martins, Penha Quinteiro, avaliou positivamente a primeira etapa do evento, quando o público estimado foi de mais de 5.000 pessoas. “A cidade entrou no clima e viveu intensamente a arte em suas diversas formas. Esperamos receber público crescente no próximo fim de semana.”
O 30º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins é uma realização da Prefeitura de Domingos Martins, Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau (MCC&VB), Sesc, Senac e Fecomércio-ES, com patrocínio de Banestes, Cesan, Sebrae e Coroa Refrigerantes. Toda a programação é gratuita e pode ser conferida, com atualizações e detalhes, no site oficial: www.festivaldeinvernodm.com.br.
Programação oficial do 30º Festival Internacional de Música Erudita e Popular de Domingos Martins- 11 a 20 de julho
17/jul – Quinta-feira
12h às 22h – Palco Livre – Rua de Lazer
18h – Banda Escolar EMEF Eugênio Pinto Sant’anna – Palco Principal
19h – Grupo de Percussão da Fames – Coreto da Praça
20h – Grupo de dança Blütenblatter tal
21h – Música Popular Brasileira de Choro – Professores do Festival – Palco Principal
22h30 – Graciella D’ Ferraz e Banda – Palco Principal
18/jul – Sexta-feira
12h às 22h – Recital dos Alunos – Palco Livre – Rua de Lazer
14h – Recital de alunos Canto Lírico – Igreja Luterana
15h – Orquestra do Festival – Palco Principal
16h – Musicalização Orquestral Festival – Coreto da Praça
17h – Banda Sinfônica do Festival – Palco Principal
18h – Recital dos alunos de Piano Erudito – Igreja Luterana
19h30 – Big Band do Festival – Palco Principal
20h30 – Pavese & Sound – Coreto da Praça
23h30 – Dona Fran – Palco Principal
19/jul – Sábado
12h às 22h – Palco Livre – Rua de Lazer
12h – Orquestra de Violões Cordas & Acordes – Palco Principal
13h – Banda de Metais do Festival – Coreto da Praça
14h – Orquestra Jovem de Violões Música na Rede – Concerto em homenagem aos 100 anos do Violonista capixaba Mauricio de Oliveira – Palco Principal
15h – Gruppo Folcloristiko Pietra Azzurra – Coreto da Praça
16h – Grupo de Dança Rheinland – Coreto da Praça
18h – Pop & Jazz Orquestra IFES – Palco Pricipal
20h – Concerto Obra Acordai Capixaba – Coreto da Praça
21h – Camerata SESI (Rockestra – Rock Brasil) – Palco Principal
22h30 – Os Moços – Coreto da Praça
00h – Macucos – Palco Principal
20/jul – Domingo
12h às 19h – Palco Livre – Rua de Lazer
12h – Banda Júnior da Polícia Militar – Palco Principal
14h – Grupo de Dança Tanzfreude – Coreto da Praça
15h – Grupo de Dança Der Frohlicher Kreis – Coreto da Praça
16h – Luiza Dutra – Meu Canto – Palco Principal
17h – Grupo de Dança Hügelmanner Plattler – Coreto da Praça
18h – Banda da Polícia Militar do Espirito Santo com Alexandre Borges – Palco Principal
19h30 – Nina Marie (EUA) – Coreto da Praça
21h – 14 BIS – Palco Principal
Edição Especial do Festival Internacional de Inverno em Pedra Azul
19/jul- Sábado
18h – Tati Celeste
20h – Douglas Canta Erasmo
20/jul – Domingo
15h Eden Show Acordeon Ritmos Brasileiros
17h – Big Bat Blues Band
19h – Tony Ribeiro
*Local: Centro de Evento Morangão – Pedra Azul – Domingos Martins
Programação do Palco Livre (Rua de Lazer)
17/07- Quinta-feira
19h30 às 20h30- Luiza Neves
21h às 22h- Rodrigo Monfardini
18/07- Sexta-feira
14h às 22h- Recital dos alunos das oficinas pedagógicas
19/07- Sábado
12h às 13h- Stefanya Ramlow
13h30 às 14h30- Praça Criativa
15h às 16h- Coro Renovart
16h30h às 17h30- Coro Jovem “Música na Rede”
18h às 19h- Velho Testamento
1930 às 20h30- Banda Brígida D’la Penha
21h às 22h- Andreia Soares
20/07- Domingo
13h0 às 14h30- Igor Emanuel Jazz Band
15h às 16h-Lilian Göhl
16h30 às 17h30-Achados e Perdidos
18h às 19h- Cordeiros de Cristo
Coloque na agenda!
30º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins
Data: 11 a 20 de julho de 2025
Local: Campinho – Domingos Martins (ES)
*Mais informações: https://www.festivaldeinvernodm.com.br/
Sobre o MCC&VB- O Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau é uma Instância de Governança sem fins lucrativos que colabora para o desenvolvimento sustentável do turismo nos dez municípios da região associados: Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.
A entidade é mantida pela iniciativa pública (prefeituras, governo do Estado, através das secretarias de Turismo, no Governo Federal, com o Ministério de Turismo, Embratur/e órgãos do Sistema S) e privada, com a contribuição das mensalidades de associados e patrocínios. Foi constituída em 05 de maio de 2006, sob a forma de associação, e tem por objetivo a captação e geração de eventos de alcance regional, nacional e/ou internacional, o desenvolvimento do turismo nas suas diversas modalidades, a defesa e proteção do meio ambiente, do artesanato e do patrimônio cultural artístico, religioso, histórico e do turismo rural da Região Turística Montanhas Capixabas.
A missão do Convention está em consonância com o programa de Regionalização do Ministério do Turismo que visa descentralizar as ações e assim trabalhar os municípios com características similares de forma regionalizada, construindo um destino turístico com planejamento e organização. A atual diretoria conta com Valdeir Nunes (presidente), Ana Venturim Porto (vice-presidente de Administração e Finanças), Leandro Carnielli (vice-presidente de Relações Institucionais), Cláudio Chieppe (vice-presidente de Sustentabilidade e Inovação) e Andreia Rosa (diretora executiva).
*Acompanhe todas as informações também no Instagram @ruraltures e no site www.ruraltures.com.br
Por Comunicação Festival de Inverno DM