A vacinação contra Covid-19 em crianças de três anos a 11 anos incompletos, terá início na próxima segunda-feira, 25, nas unidades de saúde do Bambé, Irmãos Fernandes, Vila Vicente e Alvino Campos (Pavilhão) no centro da cidade, informou o secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves.
A expectativa do setor de Vacinação da Semus, é de imunizar pelo menos 200 crianças na primeira semana da campanha.
No Espírito Santo a imunização desse público-alvo teve início na última terça-feira, 19. Porém, as doses da vacina só chegam ao município nesta sexta-feira, 22.
Com as definições do Ministério da Saúde e a incorporação da vacina CoronaVac na vacinação deste público, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) atualizou as orientações a respeito da vacinação das crianças desta faixa com uma nota técnica.
A vacinação passa a ser válida a todas as crianças nesta faixa etária, incluindo imunossuprimidas.
Embora a nota técnica do Ministério da Saúde indique o escalonamento de idades para a imunização, o Estado não seguirá, sendo a vacinação ampla para estas idades.
Além disso, a Sesa e a Semus também orientam que os municípios utilizem as doses disponíveis da CoronaVac para oferta às crianças de três e quatro anos, sendo disponibilizada às crianças de cinco anos a vacina da Pfizer, para a gestão do estoque enquanto aguarda o envio de novas doses do Ministério da Saúde ao Estado.
Texto e foto: PMBSF