Café com Notícia – Em entrevista, o Psicólogo Marcelo Dal’Col fala sobre saúde mental e sua importância na vida das pessoas

O Psicólogo Marcelo Dal’Col fala sobre os cuidados da saúde da mente. Foto: Arquivo Pessoal

Mens sana in corpore sano’, está é uma famosa citação de origem latina que significa “uma mente sã num corpo são”. Atualmente, parece que estamos sempre com nossa mente cheia e cansada com o estresse e a ansiedade, causados pelas muitas atividades diárias, demandas no trabalho e preocupações de modo geral. Toda essa carga prejudica nossa saúde mental. É sempre importante lembrar que não apenas o corpo precisa estar saudável, mas a mente também.
Por isso, o Café com Notícia de hoje, te convida a refletir: como você tem cuidado da sua saúde emocional e mental? E para falar sobre esta área tão fantástica e importante para a nossa vida, ninguém melhor que ele: Marcelo Dal’Col, Psicólogo Hospitalar, Clínico e Educacional.
Em entrevista ao Portal Expresso Notícias, ele falou sobre a saúde mental, sua importância na vida das pessoas e deu dicas de como manter os cuidados consigo mesmo.
Expresso Notícias: Qual a relação entre qualidade de vida e saúde mental e qual a sua importância na vida da pessoa?

Marcelo Dal’Col: De acordo com a OMS, um indivíduo com saúde mental é dotado de um “bem-estar” que o permite usar plenamente suas habilidades e ser produtivo, recuperar-se do estresse cotidiano e contribuir com a sua comunidade. A importância central da saúde mental na vida do indivíduo humano é a estimulação do autoconhecimento, além de tratar conflitos existentes no cotidiano, bem como facilitar a compreensão sobre a fenomenologia da existência.

Expresso Notícias: Qual o papel do psicólogo nesse contexto?

Marcelo Dal’Col: O papel do psicólogo nesse processo é ser agente promotor da estimulação do potencial já existente na pessoa, e acolher todas as demandas trazidas pelo indivíduo através de uma escuta qualificada, sem julgamentos.

Expresso Notícias: Existem hábitos que podem ser prejudiciais ao equilíbrio mental?

Marcelo Dal’Col: Alguns hábitos podem trazer prejuízos para o bom funcionamento da nossa estrutura psíquica, podem fazer com que o “SER” tenha um desenvolvimento de pensamentos automáticos disfuncionais, que boa parte das vezes são intrusivos, como por exemplo, sempre tentar entender o “porque” de tudo, ou deixar o manifesto de pensamentos muito no futuro, sem vivenciar o presente.
Expresso Notícias: Quais as medidas que podem influenciar positivamente a qualidade da saúde mental?

Marcelo Dal’Col: As medidas mais utilizadas hoje para estimular positivamente o desenvolvimento da saúde mental é: fazer psicoterapia com Psicólogo, realizar atividade física, autocuidado, promoção de lazer, e celebração de pequenas conquistas.

Expresso Notícias: Alguma dica para se ter uma boa manutenção das funções mentais?

Marcelo Dal’Col: A sugestão para manter as funções psicológicas em dia seria: olhar para dentro de si, verbalizar suas emoções, conseguir classificar sentimentos e aproveitar cada momento no presente, afinal o sentido da vida é para frente.
 
Expresso Notícias
Siga no IG: (@drmarcelodalcoll) – (@expresso.noticias)



Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO