Cooabriel divulga neste sábado (06) os vencedores do Concurso Conilon de Excelência-edição 2021

Neste sábado (6), serão conhecidos os melhores cafés da área de ação da Cooabriel, participantes da 18ª edição do Concurso Conilon de Excelência-edição 2021.
A cerimônia que divulgará os vencedores será realizada de forma restrita em São Gabriel da Palha e reunirá os finalistas e membros familiares, outros cooperados potenciais produtores, diretores e equipe da Cooabriel, representantes de empresas parceiras e renomadas autoridades da cafeicultura brasileira.
Características dos lotes, segundo preparo e origem
Os lotes finalistas foram produzidos em propriedades provenientes de três municípios localizados nas regiões norte e noroeste capixaba: Nova Venécia, São Gabriel da Palha e São Mateus.
Os produtores finalistas produziram cafés por meio de sistema natural e por fermentação induzida. Já a secagem dos lotes foram feitas ou em terreiros de pedra, cimento, por estufa ou por secador a fogo indireto.
A maioria dos cooperados que chegaram à final participam de alguns dos programas de assistência técnica da Cooabriel ou também estão no programa Conilon Origem Singular realizado em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes.
De acordo com o coordenador técnico da Cooabriel, o Engenheiro Agrônomo, Perseu Fernando Perdoná, os 16 anos de atuação da Consultoria Técnica que a Cooabriel desenvolveu e desenvolve junto aos Cooperados têm influência direta acerca desse resultado. “O trabalho de orientação, norteado pelos manejos adequados na lavoura, desde o cultivo até o beneficiamento, com certeza, concede ao produtor maior assertividade nas tomadas de decisão, bem como em sua autoconfiança para trabalhar um café de melhor qualidade e participar de concursos de renome como este da Cooabriel”, explicou.
O projeto com o Ifes, que foi iniciado neste ano com duração de três anos é destinado a cooperados que se propõem a uma nova forma de pensar o processo produtivo com adaptações e incrementos de ações tecnológicas em várias etapas, dentre eles, processamento, técnicas de fermentação controlada, secagem, armazenamento, beneficiamento e outras que levem o conilon a padrões elevados de qualidade.
O superintendente da cooperativa, Carlos Augusto Pandolfi, lembra que a busca por cafés conilons de qualidade começou antes mesmo de a Cooabriel realizar o primeiro concurso, afinal já era bebida para o produtor que preparava e ainda prepara o café consumido pela sua família nos pequenos secadores manuais e não são poucas as histórias que revelam essa boa prática. “O concurso, iniciado dezoito anos atrás, bem como todos os outros projetos que a Cooabriel criou ou patrocinou para potencializar ou catalisar o processo pela busca da qualidade no conilon, nada mais fez e faz, do que reconhecer e dar valor e continuidade aos trabalhos dos pioneiros que já faziam qualidade em suas xícaras. O conhecimento científico e a exigência do mercado deram celeridade e trouxeram possibilidade de traduzir qualidade em números e principalmente, em valores”, disse Pandolfi.
Ele ainda reforça a importância da parceria com o Ifes para incrementar a melhoria dos cafés e ressalta que o projeto veio fortalecer o trabalho já desenvolvido pela Cooabriel. O projeto “Conilon de Origem Singular” vai ajudar e muito, que esta história continue seu processo de crescimento e engajamento dos cooperados pela construção da qualidade do café conilon, que agora é sim, protagonista em xícaras de boa parte do mundo”, finalizou.

A seguir a lista dos finalistas (em ordem alfabética) e origem do lote:

NOME PROPRIEDADE DE ORIGEM DO CAFÉ

Edgar Bastianello Sitio da Chapadinha, Córrego da Travessia – Nova Venécia-ES

Flávio Bastianello Sitio Santa Eliza, Córrego da Travessia – Nova Venécia-ES

Gilmar Luiz Cuquetto Sítio Belo Sono, Santa Rosa Barra Seca, São Mateus-ES

Jorcelino Boone Herzog Sítio Guarani II, Córrego Afluente do Guarani, Nova Venécia-ES

Leandro Rodrigues Martins Sitio Guarani, Corrego Barra do Guarany, Nova Venécia-ES

Mateus de Jesus Oliveira Sítio Novo Horizonte, Córrego Alto Muniz, Nova Venecia-ES

Ricardo Herzog Silva Sítio Bela Vista, Córrego Guarani, Nova Venecia-ES

Rodrigo Marcio Rigo Fazenda Saúde, Córrego da Saúde, São Gabriel da Palha-ES

Tiago Cuquetto Sitio São Tiago, Córrego Farturinha, São Gabriel da Palha-ES

Vantuil Xisto Rigo Sítio Dona Arlinda, Córrego Marui, Nova Venécia-ES
Texto e foto: Cooabriel
Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO