Neste sábado (2), São Gabriel da Palha se uniu à mobilização nacional conhecida como “Dia D” contra a dengue, promovida pelo governo federal em parceria com estados, municípios e autoridades sanitárias. Sob o tema “10 minutos contra a dengue”, a iniciativa busca intensificar as medidas de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da doença.
A Secretaria de Saúde local, em colaboração com os agentes de endemias, marcou presença no centro da cidade, oferecendo pontos de informação e realizando panfletagens pelas ruas e estabelecimentos, com o objetivo de conscientizar a população sobre as medidas preventivas que podem ser adotadas em suas residências para combater o mosquito.
“Estamos realizando ações em nossa cidade e afins, com os agentes e o carro do fumacê. Quando nos unimos e colaboramos, somos capazes de alcançar grandes feitos. Por isso, conto com o apoio de cada um de vocês para que possamos combater efetivamente a proliferação do Aedes aegypti em nossa cidade. Se cada um fizer a sua parte, tenho certeza de que conseguiremos superar essa situação”, disse o Prefeito Tiago Rocha.
Dados
De acordo com o 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) do Ministério da Saúde, 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios. Dentre os locais identificados estão vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeiras, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil apresentou, em 2024, um aumento expressivo de casos de dengue. O controle da dengue e do Aedes aegypti está entre os maiores desafios da saúde pública no País e no mundo, exigindo ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população.
PMSGP