Cerca de 20 representantes do Núcleo Feminino da Cooabriel participaram na manhã da última terça-feira (18/10) de um encontro que reuniu cerca de 50 mulheres de oito cooperativas da Região Norte do Espírito Santo. O evento, realizado no Cerimonial Dutra de Melo, em São Gabriel da Palha, foi organizado pelo Sistema OCB/ES.
O presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, que é Representante do Conselho de Administração da OCB/ES, realizou a abertura do evento e deu as boas-vindas às participantes. Na oportunidade, falou sobre a importância da participação feminina no ambiente cooperativista: “Precisamos trazer um número cada vez maior de mulheres para compor o quadro social das cooperativas. Para que isso aconteça é fundamental que as mulheres busquem atender alguns requisitos e princípios estatutários das cooperativas, a fim de que estejam aptas, inclusive, para assumirem cargos eletivos. Sabemos que há algumas questões práticas que precisam ser trabalhadas de forma mais consciente, como é o caso de alguns processos burocráticos e de sucessão familiar. É um trabalho que exige empenho e um pouco mais de profundidade, mas que precisa começar.
Abordando as recomendações e diretrizes do Sistema OCB/ES para a inserção de mais mulheres nos cargos de gestão das cooperativas, Bastianello ressaltou: “A OCB/ES traça diretrizes e é importante que fiquemos atentos a elas. O trabalho para isso deve começar em nossas bases, vencendo as barreiras que eventualmente possam existir.”
Ainda em sua fala, Bastianello comentou sobre a importância dos núcleos femininos dentro das cooperativas, por serem uma fonte de interação e de conhecimento. Para finalizar, parabenizou às mulheres presentes no encontro pela iniciativa de buscarem novos aprendizados e expandirem seus horizontes.
Na ocasião, a coordenadora do Núcleo Feminino, Nadya Bronelle, foi apresentada como representante estadual do Comitê Nacional de Mulheres Cooperativistas. Em sua fala, Nadya ressaltou a importância do fortalecimento da presença feminina no cooperativismo: “É fundamental que as mulheres, cada vez mais, ingressem no ambiente cooperativista. E que não apenas ingressem, mas estejam preparadas para assumirem posições e cargos de gestão dentro das cooperativas, preenchendo esses cargos cientes do propósito a que eles servem e não apenas para cumprirem uma meta social. É possível perceber diversas iniciativas por parte das cooperativas, no sentido de oferecerem capacitação, treinamentos e mesmo, abertura de espaço para que isso aconteça de fato. É importante que as mulheres compreendam o quanto essa participação é valiosa e construtiva e estejam abertas a abraçarem essa possibilidade.”
Ana Fabiola Gomes Martinelli, que é Membro Efetivo do Conselho Fiscal da Cooabriel, também participou do encontro e falou sobre a importância desses eventos: “Os encontros voltados às mulheres cooperativistas são importantíssimos pois, além de divulgarem o espírito cooperativista e suas origens, trazem conhecimento, capacitação e, acima de tudo, união; reforçam também sobre a capacidade que as mulheres têm para estarem cada vez mais ativas em suas cooperativas, inclusive com a possibilidade de assumirem cargos de liderança. Foi uma oportunidade de vivenciar e desenvolver atividades e dinâmicas que trouxeram mais clareza e propuseram soluções para os desafios enfrentados, a fim de que as mulheres possam contribuir cada vez mais com o fortalecimento e desenvolvimento do cooperativismo”, ressaltou.
O encontro teve como objetivos principais apresentar propostas e diretrizes de interesse das mulheres cooperativistas; levantar necessidades e discutir ações capazes de promover o aumento da participação feminina nas cooperativas. Complementando a pauta, aconteceu um workshop e como encerramento do encontro, houve um momento de confraternização entre as participantes.
Texto e foto: Cooabriel