Imagem: Freepik |
A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e o Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC, sigla em inglês) abrem chamada para unir pequenas e médias empresas canadenses e a indústria brasileira em projetos de inovação. A proposta é integrar conhecimentos em tecnologias com potencial de mercado nas áreas de saúde, bioeconomia florestal, mineração, agroindústria e aeroespacial.
“A cooperação internacional é uma ferramenta que a Embrapii possui para estimular projetos inovadores em áreas estratégicas. A interação entre empresas além fronteira eleva o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de soluções tecnológicas e novos produtos a uma escala global”, destaca o presidente interino da Embrapii, Igor Nazareth.
Para participar da seleção, empresas de ambos os países devem se unir em consórcio e apresentar uma proposta conjunta, preferencialmente envolvendo tecnologias que envolvam IoT, inteligência artificial, manufatura avançada ou bioeconomia. O lado brasileiro também precisa negociar o projeto com alguma Unidade Embrapii para que a empresa canadense possa submeter a proposta final à avaliação do NRC.
Os selecionados vão receber apoio financeiro e suporte técnico para o desenvolvimento da solução. Se necessário, empresas interessadas terão suporte para identificar parceiros do projeto em ambos os países. As inscrições ficam abertas até dia 13 de junho e detalhes sobre o processo de preparação e envio de propostas podem ser acessados em: https://embrapii.org.br/cooperacao-internacional/chamada-canada-2023/.
A chamada é resultado do acordo de cooperação internacional assinado entre a Embrapii e o NCR. O modelo prevê que as empresas e as instituições de pesquisa sejam financiadas por seus respectivos países, segundo as regras de cada organização. A empresa brasileira terá acesso às modalidades de apoio da Embrapii, desde que cumpra os pré-requisitos.
EMBRAPII – A Embrapii atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender o setor empresarial, com o objetivo de fomentar inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas e divide custos e riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos de inovação.
Na área internacional, a estratégia envolve a cooperação entre empresas nacionais e estrangeiras, por meio de parceria com agências de fomento de outros países. Além do Canadá, estão abertas oportunidades de parceria em formato semelhante com empresas dos seguintes países: Áustria, República Tcheca, Flandres (Bélgica), Alemanha, Luxemburgo, Turquia e Valônia (Bélgica), além da União Europeia.
NRC – O Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá (NRC) é a principal organização nacional de ciência e tecnologia e de apoio a pesquisa e desenvolvimento naquele país. O NRC promove o principal programa de assistência à inovação do país para pequenas e médias empresas. A entidade ajuda a desenvolver inovação e levar ideias ao mercado, por meio de assistência financeira, serviços de consultoria e conexões com os melhores negócios e experiência em PD&I no Canadá.
Fonte: EMBRAPII / Reprodução Revista Negocio Rural