Remédios contra gripe estão em falta em farmácias do ES em meio a epidemia. Crédito: Freepik / Reprodução |
A epidemia de H3N2, uma variante da gripe comum (Influenza), tem feito as farmácias passarem sufoco no Espírito Santo. Falta remédios básicos nas prateleiras. A informação é do Conselho Regional de Farmácia do Estado (CRF), que disse ter registrado um aumento de 200% na procura por medicamentos antitérmicos, analgésicos e xaropes. Como as farmácias tem o costume de manter um estoque mínimo desses remédios, em várias delas já há escassez e desabastecimento. Tudo isso acontece em um período incomum de surto de gripe – em pleno verão.
Epidemia de gripe acontece em período atípico no ES – em pleno verão, sobrecarregando farmácias e hospitais. Crédito: Freepik / Reprodução |
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Farmácias, o caos generalizado, ou seja, de Norte a Sul do Espírito Santo. Segundo ele, a tendência é que o abastecimento de medicamentos nas farmácias, seja normalizado em até duas semanas.
Alguns representantes de rede de farmácias do Espírito Santo foram ouvidos pela reportagem de A Parresia e confirmaram que a procura por remédios contra a gripe disparou no Estado nos últimos dias.
A Parresia