Ômicron dispara no ES e representa 97% dos casos de Covid, diz secretário de Saúde

 

No início de dezembro, variante representava 3% dos casos no Estado. Número pulou para 97% no início de janeiro, mostrando prevalência da variante.

Ômicron é prevalente nos casos de Covid-19 no ES, diz secretário de saúde. Crédito: Reprodução


A variante Ômicron do coronavírus representa 97% de todos os casos de Covid-19 registrados no Espírito Santo em janeiro. A notícia foi dada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, por meio de pronunciamento feito na manhã desta segunda-feira (10). A Ômicron é a quinta e mais nova variante da Covid com representatividade de preocupação, segundo classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na prática, a cada 100 casos positivos de coronavírus no Espírito Santo, em 97 deles, a doença foi provocada pela nova cepa da Covid – a Ômicron, que tem uma velocidade muito grande de contágio/proliferação.

Nésio Fernandes ressaltou que, no início de dezembro de 2021, a presença da Ômicron representava 3% do total de casos no Estado. Em um intervalo de praticamente um mês, considerando o início de Janeiro, a variante representa quase os testes positivos de coronavírus no Espírito Santo.

“No Brasil, a Ômicron alcançou uma presença de 58% nos casos. Segundo especialistas, deve chegar a 90% ainda na primeira quinzena de janeiro. No Espírito Santo, utilizando dados do Laboratório Central, observamos que saímos de 3% de presença no início de dezembro para 97% na última sexta-feira [7 de janeiro], caracterizando uma reprodução do rápido crescimento da variante”, Nésio Fernandes – Secretário de Estado da Saúde.

A Parresia
Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO