Em diferentes partes do mundo as mulheres estão transformando as cidades e ocupando espaços no planejamento e na gestão urbana; cidades como Paris, Barcelona e Roma são administradas, e com sucesso, por mulheres. No Brasil, apesar de constituírem mais de 51,8% da população e mais de 52% do eleitorado, mulheres ainda são minoria em cargos eletivos na gestão municipal.
Atualmente, a cada 100 prefeituras brasileiras, apenas 12 são comandadas por mulheres. Este número é praticamente igual ao de 2016, apresentando um crescimento inexpressivo quando comparado às últimas eleições. São, atualmente, 651 prefeitas (12,1%) em contraste com 4.750 prefeitos (87,9%).
Em 2017, dos 271 candidatos a prefeito no Espírito Santo, 20 eram mulheres e apenas 04 venceram as eleições; em 2020 este número ficou ainda menor.
Sendo assim, o Instituto Mulheres no Poder realiza nesta terça-feira (14/09), uma Live que abordará sobre a experiências de mulheres que atualmente, ocupam um espaço de poder, tradicionalmente preenchido por homens.
O evento que esta marcado para ás 19 horas, será mediado pela Gerente Polo Sul da Aderes, Co-fundadora e Coordenadora Estadual do IMP, Flávia Cysne, e contará com a participação da prefeita de São Domingos do Norte, Ana Izabel e da prefeita de Boa Esperança, Fernanda Milanese.
Acompanhe a Live pelo YouTube (Instituto Mulheres no Poder).
IMP
Foto: Divulgação