Alunos e professores de 20 escolas municipais estão participando do Programa Agrinho 2022

Vinte escolas da rede municipal ensino de Barra de São Francisco estão participando este ano do Programa Agrinho, voltado para ações educativas que buscam despertar e desenvolver a consciência de cidadania em crianças e adolescentes.
O programa tem como tema este ano “Alimentar o mundo com saúde e sustentabilidade” e, para isso, as escolas inscritas deverão escolher uma categoria e desenvolver as ações propostas no projeto, além de oferecer iniciativas inovadoras.
De acordo com a coordenadora geral do Programa dentro da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Selma Silva Clauss, um dos eixos do programa “é produzir alimentos saudáveis e, através dessa produção, sensibilizar as pessoas, mostrar que a comida não vem do supermercado, vem da horta, do campo.”
Ela salienta ainda que os estudantes, desde os mais novos, também são levados a aprender noções de custo, de qualidade, e são orientados sobre como fazer pesquisa de preços, entre outras ações.
Já coordenadora do programa na Escola Municipal Sebastião Albano, na Vila Vicente, pedagoga Georgina Carla Pires, observa que o projeto traz uma “roupagem” muito importante para todos.
“Através dele podemos desenvolver a autonomia das crianças, o poder de tomar decisões, a visão crítica, a criatividade”, enumera.
Georgina explica ainda que a escola escolheu trabalhar diversos subtemas dentro do tema principal, como alimentação infantil, orgânica, sustentabilidade, entre outros, sempre com foco na aprendizagem dos alunos.
A diretora da EMEF Sebastião Albano, Luzinete de Freitas Cândido Kaiser, por sua vez, disse que o programa trouxe mais motivação à escola.
´Nossa escola vem alcançado resultados importantes nas avaliações do governo do Estado e do MEC, já fomos contemplados no Projeto Escola que Colabora, ficando entre as 50 escolas do Estado beneficiadas e, no passado, conseguimos melhorar muito nossa resultado no IDEB/SAEB, ficando com a segunda melhor nota da rede, tudo isso é fruto de iniciativas como essa, de participação em projetos e programas inovadores como o Agrino”, afirma Luzinete.

Hortão Municipal
Recentemente alunos da escola visitaram o Hortão Municipal, no Polo Industrial Albuíno Azeredo e ficaram encantados com a produção de verduras.
A diretora Luzinete resumiu a influência da visita na escola em uma palavra: Gratidão.
“É um grande desafio, e a palavra que resume é gratidão. A gente, no pós-pandemia, poder trazer essas crianças em um trabalho desses para visitar uma horta tão bonita, orgânica. Nós temos a nossa hortinha nos fundos da escola e, agora, os alunos, professores e demais servidores estarão cada vez mais motivos”.
Para a garota Vitória Oliveira. Aluna da educação infantil, disse que gostou muito da visita ao hortão. “Eu plantei, eu cuidei”, resume.
Já o menino Heitor Lima Silva, deu aula: “A agente está apredendo muito com o projeto Agrinho, a gente pode fazer grandes receitas com caules e folhas e ficam deliciosas”, ensina.

+ Sobre o Agrinho
É um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), as secretarias municipais de educação e os Sindicatos Rurais Patronais, atuando em todo o Estado do Espírito Santo. Seu objetivo é contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar e desenvolver a consciência de cidadania.
O programa prioriza a criança e o adolescente, transformando-os, pela educação, em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem.

No decorrer do programa, são abordados assuntos relativos a meio ambiente, ética, cidadania, saúde, empreendedorismo e trabalho e consumo.

A cada edição é trabalhada uma temática específica, sendo o tema desta edição: “Alimentar o mundo com saúde e sustentabilidade”.
São realizados concursos de Desenho, Produção Textual, Relato de Experiência Pedagógica e Relato das Atividades Desenvolvidas pelo Coordenador Municipal, divididos em 13 categorias:

Categoria do Concurso de Desenho
• Alunos de Educação Infantil;
• Alunos do 1º ano do Ensino Fundamental;
• Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental;
• Alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.
Os envelopes com os trabalhos e as respectivas fichas de inscrição poderão ser entregues na sede do SENAR/AR-ES no período de 01 de setembro 2022 a 23 de setembro de 2022 das 08h às 17h ou encaminhados via Correios.

DAS PREMIAÇÕES
Serão premiados os autores dos desenhos ou produções textuais classificados nas 10 (dez) primeiras colocações de cada categoria de alunos, que receberão, respectivamente:

Educação Infantil ao 5º ano

1º lugar – 1 notebook;
2º ao 4º lugar – 1 tablet;

5º ao 10º lugar – 1 bicicleta.
Alunos do 6º ao 9º anos

1º lugar – 1 notebook;

2º ao 4º lugar – 1 smartphone;
5º ao 10º lugar – 1 bicicleta.
Educação Especial será subdividida entre a categoria de desenho e produção textual, sendo premiados 10 alunos no total das duas subcategorias, sendo:
Categoria de desenho
1º lugar – 01 notebook;
2º e 3º lugar 1 tablet;
4º ao 5º lugar – 1 bicicleta.

Categoria de produção textual
1º lugar – 1 notebook;
2º e 3º lugar – 1 tablet;
4º ao 5º lugar – 1 bicicleta.
PARÁGRAFO ÚNICO: A premiação da categoria Educação Especial poderá ser alterada conforme a deficiência do aluno.

Serão premiados os autores dos Relatos de Experiência Pedagógica classificados nas 10 primeiras colocações, que receberão, respectivamente:
1º lugar – 1 carro 0 km;
2º lugar – 1 (uma) motocicleta 160 cilindradas;
3º lugar – 1 notebook + 1 (uma) impressora multifuncional 1 (um) mini projetor+ 1 smartphone;
4º lugar – 1 notebook + 1 impressora multifuncional;
5º lugar – 1 Smart TV 42’;
6º ao 10º lugar – 1 Smartphone.
As escolas que tiverem professores premiados do 1º ao 10º lugar serão contempladas com um kit multimidia, contendo:
1 caixa de som portátil
1 (um) microfone sem fio
1 (um) projetor multimídia
Texto e foto: pmbsf


































Compartilhe

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp e fique por dentro do que acontece no Espírito Santo! Clique aqui.

CONTINUE LENDO