Uma triste ocorrência foi registrada na manhã de domingo (30) em Barra do Sahy, Aracruz, onde uma baleia-jubarte fêmea, adulta, com cerca de 12,50 metros de comprimento, foi encontrada morta e encalhada na Praia dos Quinze. O evento mobilizou equipes do Instituto Orca, do Projeto Baleia Jubarte e veterinários, que se dirigiram ao local para remover o animal.
De acordo com informações, a baleia estava presa por um cabo em uma região do corpo. Essa situação trágica, entretanto, não é considerada incomum, pois o número de encalhes está dentro da normalidade para a população de baleias-jubarte na região. Desde janeiro até julho deste ano, o Espírito Santo contabilizou seis casos de encalhes, marcando o maior número entre todos os Estados do Brasil. Além de Barra do Sahy, outros municípios como Linhares, São Mateus, Conceição da Barra e Anchieta também registraram ocorrências semelhantes.
Para situações como essa, é importante que a população esteja ciente de que pode ajudar. Caso avistem uma baleia encalhada ou na praia, é recomendado comunicar o fato imediatamente através do número 0800-039-5005. Dessa forma, especialistas e equipes capacitadas podem ser acionadas prontamente para prestar assistência aos animais e realizar as ações necessárias para o bem-estar e conservação da fauna marinha.